eleicoes-2017

Assembleia Geral para eleições dos corpos gerentes do Capítulo Português da Internet Society

Em conformidade com as disposições legais aplicáveis e com os Estatutos da Associação ISOC Portugal Chapter, convoco todos os sócios da associação para se reunirem em Assembleia Geral no próximo dia 24 de janeiro de 2017, pelas 17 horas e 30 minutos, na sala 6.3.05 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Campo Grande, 1749-016 Lisboa, com a seguinte Ordem de Trabalhos:

1.    Apresentação das listas candidatas aos órgãos sociais da associação

2.    Eleição dos órgãos sociais da associação para o triénio 2017-2019

3.    Alteração do artigo 1º, nº 2 dos Estatutos na parte que fixa a sede da associação

4.    Outros assuntos.

Se à hora designada não houver número suficiente de associados, a Assembleia Geral iniciar-se-á meia hora mais tarde com os associados presentes.

Lisboa, 11 de janeiro de 2017

O Presidente da Assembleia,

(Miguel Andrade)


Comunicado da direção cessante do Capítulo Português da Internet Society

Em meados do mês de Janeiro de 2017 terão lugar as eleições dos órgãos sociais do Capítulo Português da Internet Society (ISOC.PT) para o triénio de 2017 a 2019 (inclusive).

Os actuais órgãos do ISOC.PT cessam as suas funções no final de Dezembro de 2016 e assumirão funções de gestão até à eleição dos novos órgãos sociais. A propósito deste fim de funções, o Prof. Pedro Veiga, actual presidente do ISOC.PT, enviou aos membros a seguinte mensagem de final de mandato (em anexo) no passado dia 7 de Dezembro de 2016.

Organização das eleições

A associação rege-se pelos seus estatutos. De acordo com os mesmos, a direção pode ter de 3 a 5 membros com direito a voto (presidente, vice-presidente, secretário, …). Deve ser igualmente eleito um presidente da assembleia geral (cujo papel é convocar as mesmas) e um presidente do conselho fiscal. Os eleitores são todos os membros da ISOC.PT e a eleição terá lugar de forma presencial na assembleia de Janeiro de 2017.

A actual direcção vem por este meio apelar à constituição de listas de membros do ISOC.PT que pretendam candidatar-se aos órgãos da associação para o próximo triénio.

A própria direção cessante funcionará como facilitadora do processo eleitoral. Assim, a direcção cessante organizará uma página de divulgação das listas no site da ISOC.PT, enviará emails aos membros a divulgar as eleições e as listas que se apresentem, e organizará uma página para cada lista contendo informação normalizada sobre a mesma.

Regras

Cada lista deve enviar à direcção cessante (direcao@isoc.pt), ou a qualquer um dos seus membros actuais, um documento com a seguinte informação: nomes e fotografias dos membros que se apresentam, um muito breve CV (2 parágrafos no máximo) de cada membro (ou um link para essa informação) e um breve plano de trabalhos ou compromisso público.

Naturalmente, este plano de trabalhos ou compromisso público deverá ser coerente com os objectivos da ISOC.PT e da Internet Society.

As listas serão identificadas por letras (A, B, C, …) atribuídas pela ordem de chegada da sua proposta, ou escolhidas pelos proponentes (com as letras a começar em F e também pela ordem de chegada).


Mensagem do Presidente Cessante 

Date: Wed, 7 Dec 2016 13:03:21 -0000

Subject: O ISOC Portugal após os 6 anos iniciais

Associados/as da ISOC Portugal Chapter,

No segundo semestre de 2010 decidi desafiar um conjunto de pessoas a criarmos a ISOC Portugal Chapter, o capítulo português da Internet Society.

Estive na assembleia que levou à criação da Internet Society, o que aconteceu em Kobe, no Japão, em 1992. Durante anos alimentei a ideia de criar um Chapter nacional. Por uma série de motivos, em especial pela pouca disponibilidade profissional que tinha, a ideia foi sendo atrasada.

Assim a ISOC Portugal Chapter demorou a nascer e começou a funcionar no início de 2011.

Os estatutos do ISOC Portugal Chapter limitam a dois mandatos de 3 anos a participação de um associado num determinado órgão social, aliás seguindo as boas práticas do modelo multi-stakeholder (multi atores ou multi parceiros). Com efeito é necessário rejuvenescer as organizações, trazer novas ideias e atuar de modo diverso e adaptado à dinâmica da Internet.

Assim os meus dois mandatos como Presidente do ISOC Portugal Chapter chegam ao fim.

A limitação de dois mandatos aplica-se a mim e alguns membros da Assembleia Geral e a alguns membros do Conselho Fiscal, não a todos os associados que integram os vários órgãos sociais.

Assim, o objetivo deste contacto com os associados é para vos desafiar a concorrerem, através de apresentação de listas, aos órgãos sociais para o próximo mandato de 3 anos, para 2017-2019.

Já não há condições de agenda para convocar a Assembleia Geral em dezembro, mas irei solicitar ao Presidente da Mesa da Assembleia Geral para convocar uma Assembleia Geral logo para o início de 2017 em que na Ordem de Trabalhos constará a discussão, apresentação das propostas de órgãos sociais, seguida da votação entre as listas concorrentes.

Saudações associativas.

Pedro Veiga