Carta da direção sobre a Iniciativa Portuguesas do Fórum da Governação da Internet 2019

A direção do nosso capítulo enviou a 28 de maio de 2019 a todas as entidades organizadoras das Iniciativas Portuguesas do Fórum da Governação da Internet uma carta sobre a participação do Capítulo Português da Internet Society no evento do corrente ano. Esta foi a primeira e única afirmação pública da direção sobre este assunto.

Lisboa, 28 de maio de 2019

Assunto: Iniciativas Portuguesas do Fórum da Governação da Internet
Às entidades organizadoras das Iniciativas Portuguesas do Fórum da Governação da Internet

Por imperativos de agenda e outras iniciativas em curso, não é possível ao Capítulo Português da Internet Society (ISOC-PT) colaborar na organização da Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet 2019, em moldes semelhantes ao que vinha fazendo desde a criação desta iniciativa, ou das suas antecessoras, em Portugal.

Independentemente da disponibilidade para participação na organização de futuras iniciativas, em moldes a acordar, estamos desde já disponíveis para intervir em 2019 em qualquer sessão, para que sejamos convidados, seja na sessão de abertura ou outras, sobre temas para os quais disponhamos de competências específicas a nível da direção do capítulo e dos seus colaboradores mais diretos. Também nos é possível trazer para essas sessões contribuições sobre temas relevantes para o desenvolvimento da Internet, que têm sido objeto de inúmeras tomadas de posição públicas pela Internet Society e pelo seu capítulo nacional, e que estão disponíveis nos seus sites: https://www.internetsociety.org/key-issues/ e http://isoc.pt

Aproveitamos a oportunidade para manifestarmos a nossa estranheza pelo facto de o nosso logótipo não figurar na página de entrada do site https://governacaointernet.pt/index.html pois essa página não está explicitamente identificada com a iniciativa de 2019. Na verdade, o ISOC-PT participou de forma muito ativa em todas as anteriores sessões públicas das iniciativas IGF Portugal. Que na iniciativa de 2019 não coloquem senão os logótipos das entidades organizadoras deste ano é compreensível. Já não é compreensível que na página de entrada não figurem os logótipos de todas as entidades que têm participado regularmente na organização dos eventos e que por maioria de razão possam vir a participar no futuro.

Estranhamos também que o site exiba em todas as páginas a indicação “Copyright da DNS.PT”, menção que provoca confusão e que, tanto quanto julgamos saber, é incorreta, pois aos diferentes participantes em todos os eventos em que também participámos, incluindo as suas tomadas de posição e mensagens com que contribuíram, não foi apresentado nenhum contrato de cedência de direitos de Copyright. Pela nossa parte estamos absolutamente seguros disso.

Com os nossos melhores cumprimentos e desejos de êxito para as iniciativas promovidas pela Iniciativa Portuguesa do Fórum da Governação da Internet em 2019, subscrevemo-nos atenciosamente,

Pela direção do Capítulo Português da Internet Society