Governação da Internet em 2018 – Os temas mais candentes

A Diplomacy Foundation é uma organização para o desenvolvimento e promoção da diplomacia na era da globalização digital. Todos os anos esta organização publica um artigo de perspectivas, da responsabilidade do seu coordenador geral, sobre como está a evoluir a governação da Internet a nível global e os temas mais candentes para o ano em curso.
(Extrato introdutório em tradução livre dos gestores do dite da ISOC PT)

“Na última década, a inércia da governação foi suficiente para manter um muito bom ritmo de crescimento da internet. No entanto, essa inércia pode não chegar, e não funcionar, uma vez que as políticas atuais estão mais focadas, do que antes, em favorecerem interesses particulares nacionais e comerciais. Inevitavelmente, o espaço digital continuará a refletir o nosso espaço real. As possibilidades de fragmentação e conflito na Internet serão maiores do que há alguns anos atrás. Em 2018, a governação da Internet atingirá um ponto de inflexão.

No entanto, também há algumas razões para algum otimismo, como o texto de fundo sugere. Embora o impulso para a fragmentação seja forte, para a maioria dos atores – governos, empresas e sociedade civil (utilizadores) – a desintegração da Internet seria muito prejudicial. Assim, toda as possibilidades de convergência devem ser incentivadas na arena da política digital.

É este o pano de fundo que enquadra a análise do que podemos esperar na política digital em 2018.”

Dr. Jovan Kurbalija