A coberto da luta contra o terrorismo e outras atividades ilegais, a utilização de criptografia extremo a extremo pelos utilizadores está a ser posta em causa. Apesar de o objetivo dessa pretensão parecer ser legítimo, o facto é que beliscar o uso de criptografia extremo a extremo redunda, não só num ataque sem precedentes ao direito à privacidade das comunicações, como teria igualmente como efeito um enfraquecimento drástico da confiança com que se podem utilizar a generalidade dos serviços disponibilizados via a Internet. Este alerta consta das nossas recentes cartas abertas dirigidas à Presidência da União Europeia, via o primeiro ministro António Costa (veja-as aqui e aqui).

Para alertar contra estes perigos e promover a adoção de comunicações seguras, a Global Encryption Coalition, de que a Internet Society e o seu capítulo português fazem parte, lançou a iniciativa Global Encryption Day que terá lugar no próximo dia 21 de Outubro de 2021.

A ISOC-PT já disponibiliza recursos para melhorar a compreensão e utilização de tecnologias e serviços de criptografia.

Apelamos igualmente para que todos sigam as recomendações dessa página, assim como da página Make the Switch (to encryption) associada ao Inaugural Global Encryption Day.