A definição tradicional de monopólio ainda é válida quando os serviços são gratuitos?

A definição tradicional de monopólio ainda é válida quando os serviços são gratuitos? Numa publicação do projecto “Internet Governance”, o seu presidente questiona se as características de um monopólio usadas tradicionalmente pelos economistas e juristas nos EUA ainda é suficiente para julgar os casos em que os serviços fornecidos são gratuitos. O Tribunal de Justiça Europeu foi de opinião que o abuso de posição dominante pela Google justifica a pesada multa imposta pela Comissão Europeia àquela empresa. São duas questões distintas, pois no caso da multa da CE não estava em causa o desmantelamento da Google para combater o seu “monopólio” na pesquisa.

A aplicação Signal é a prova viva de que o Capitalismo da Vigilância não é inevitável – A revista Wired publicou uma entrevista com Meredith Whittaker, presidente da Fundação Signal, que gere a aplicação de mensagens com o mesmo nome, na qual argumenta que é possível conciliar segurança e privacidade dos utilizadores com viabilidade económica, o que também mostra que existe viabilidade económica fora do quadro “troca de serviços pela privacidade” que foi imposto pelas grandes plataformas.

Chaves debaixo do tapete – Recentemente vários governos pretendem limitar o uso de criptografia pelo grande público. Estas tentativas não são recentes. O mesmo é verdade para as explicações sobre as razões porque estão erradas. “Keys Under Doormats” é um texto com mais de 10 anos em que reputados cientistas e criptógrafos mostram, com exemplos, porque razão a liberdade do uso da criptografia é essencial para a defesa de uma Internet segura.

Keir Starmer quer expandir o uso de Facial Recognition Technology pela polícia no Reino Unido – Segundo uma notícia do jornal Byline Times, o primeiro ministro inglês defende a generalização do uso do reconhecimento facial pela polícia como solução para combater a violência política nas ruas do Reino Unido. Na opinião do articulista, a proposta do político trabalhista está completamente errada.

TERTÚLIA TÉCNICA

Privacidade no uso dos DNS resolvers públicos existentes – Um artigo bem escrito e claro de Geoff Huston, publicado no blog dos APNIC Labs, explica como hoje em dia as CDNS escolhem para que instância do serviço dirigem o cliente, e as implicações desses métodos sobre a privacidade dos utilizadores.

Como funciona o sistema de medidas dos APNIC Labs? O sistema de extração de dados e estatísticas sobre o estado e o funcionamento da Internet, desenvolvido pelos APNIC Labs, é uma fonte inestimável de informação sobre a rede das redes. Esta entrevista com João Luís da Silva Damas revela como o mesmo funciona.