A empresa Let’s Encrypt atinge um bilhão de certificados

Onda de criptografia: o ZDNet informa que a empresa Let’s Encrypt através do site do projeto de criptografia suportado pela Internet Society emitiu mil milhões de certificados de segurança para a web. Agora, cerca de 81% dos sites do mundo estão protegidos com criptografia TLS com HTTPS (Transport Layer Security) e a Let’s Encrypt, que fornece certificados TLS gratuitos, agora serve quase 200 milhões de sites.

Ainda mais criptografia: o The Verge informa que noutras notícias sobre criptografia, dizem que o navegador Firefox começou a ativar o DNS sobre HTTPS (DoH) por omissão para utilizadores dos Estados Unidos. Esta ferramenta protege o tráfego DNS da Internet, incluindo os históricos de navegação dos utilizadores.

Tire as mãos da rede: de acordo com uma pesquisa da Zscaler, detalhada na ZDNet, os trabalhadores estão cada vez mais a ligar os seus dispositivos pessoais à Internet das Coisas (IoT), tais como como smart watches e bandas fitness, a redes corporativas. Essas ligações não autorizadas comprometem a segurança da rede. Os dispositivos pessoais mais conectados incluem assistentes domésticos digitais, descodificadores de TV, câmeras de vídeo, dispositivos domóticos, TVs inteligentes, relógios inteligentes e sistemas multimédia de som automotivo.

Os preços das comunicações voltaram a agitar o mercado português: segundo a APDC, a ANACOM divulgou um estudo onde conclui que entre 2009 e 2019 os preços aumentaram 7,6%, quando na UE recuaram em média 9,9%. A Apritel, associação que representa os operadores, veio de imediato contestar o estudo, assim como a NOS. Mostram surpresa, garantem que não corresponde à verdade e dizem que não têm fundamento.

Dois anos de GDPR mas quase tudo por fazer: de acordo com um artigo da publicação Tech Crunch, feito com base na análise do Relatório Anual da Comissão Europeia sobre a aplicação do GDPR, existem imensas queixas de que as grandes empresas de tecnologia o infringem mas a análise das queixas não avança e estas continuam por processar.

Acompanhe o que estamos a fazer para ajudar a fortalecer a expansão da Internet.


Termo de responsabilidade:  os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais dos artigos referidos, ou dos seus extratos publicados em https://www.internetsociety.org/blog e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.