A guerra na Ucrânia e a splinternet – num artigo de opinião publicado no TekSapo, o ex presidente do ISOC Portugal, José Legatheaux, mostra que não foi a guerra que trouxe divisões à Internet, elas já existiam antes, apenas aumentaram agora.
O futuro da Internet nos EUA passa por ligar por fibra ótica todas as residências e empresas – De acordo com a nova diretiva para financiamento público “Notice of Funding Opportunity” (NOFO) by the National Telecommunications Information Administration (NTIA) do Departamento de Comércio dos EUA, as ligações por fibra ótica das residências e empresas deve ser a forma preferencial e mais rentável de investimento em infraestruturas de suporte da Internet no futuro. Leia a análise desta decisão publicada pela EFF – Electronic Frontier Foundation.
Que papel teve o Facebook no ataque ao Capitólio? – Segundo um artigo de opinião publicado no jornal The Hill, as autoridades não devem ignorar o papel central que o Facebook alegadamente teve no assalto ao Capitólio por deixar passar posting e publicidade que claramente violaram a sua política oficial e por também ignorar os avisos que foram feitos sobre essas violações.
O fim de CrowdTangle – segundo o The Verge, a Meta poderá estar a planear acabar com a ferramenta que ajuda investigadores, jornalistas e verificadores de fatos a pesquisar e analisar os dados de envolvimento de publicações populares nas redes sociais.
O World IPv6 Launch fez 10 anos no mês passado – Nestes 10 anos, a adoção do IPv6 a nível mundial cresceu significativamente. Com efeito, cerca de 25% dos 1000 sites mais populares do mundo já são acessíveis em IPv6. No entanto, em Portugal, segundo o Observatório das Tecnologias da Internet portuguesa do Capítulo Português da Internet Society, apenas cerca de 15% dos 300 sites mais populares em Portugal são acessíveis em IPv6 e apenas cerca de 11% dos sites do Estado Português são acessíveis por IPv6.