A Internet nas eleições para o Parlamento Europeu

A Internet nas eleições para o Parlamento Europeu – Os debates sobre as eleições para o Parlamento Europeu já começaram, mas a política europeia para a Internet está praticamente ausente dos mesmos. No entanto, a maioria da regulação e dos desenvolvimentos da Internet na Europa está dependente de aprovação pelo Parlamento Europeu. Por isso a Internet Society está a co-organizar um debate com os partidos e enviou uma carta aberta aos candidato ao parlamento europeu.

Participe no debate com os partidos!

Quais vão ser os resultados do DMA e do DSA da Comissão Europeia? Os dois regulamentos (Digital Market Act e Digital Services Act), que entraram recentemente em aplicação, pretendem, respetivamente, combater a monopolização dos mercados pelas grandes plataformas, e obrigá-las a introduzirem uma efetiva moderação dos conteúdos que difundem. É por isso grande a expectativa quanto ao seu resultado na prática. O combate das plataformas a estes novos regulamentos começou mesmo antes da sua entrada em funcionamento como relata este artigo publicado na EuroNews.

Coligações Anti DDoS – Combater os ataques DDoS (Distributed Denial of Service) é muito difícil para uma instituição isolada. Por isso muitas instituições delegam essa defesa em empresas especializadas como a CloudFare, Akamay ou outras equivalentes. Uma alternativa possível é constituir uma coligação nacional de redes (ISPs e não só) que coletivamente se defendem contra esses ataques. Este artigo relata o exemplo de uma coligação de operadores, universidades, laboratórios e entidades públicas holandesas. Consulta aqui um resumo do artigo.

TERTÚLIA TÉCNICA

Caracterização do desempenho das ligações à Internet através de satélites de órbita baixa – Este artigo explica os fundamentos do acesso à Internet via satélites de órbita baixa (LEOS – Low Earth Orbit Systems) e a performance que os mesmos proporcionam, com especial realce para o desempenho do protocolo TCP – Não deixe de ler pois é muito instrutivo.

Você é um ISP e quer verificar que a sua rede está ligada à Internet satisfazendo os critérios MANRS? A ferramenta ROSE-T permite testar a conformidade MANRS (Mutually Agreed Norms for Routing Security) da informação registada oficialmente sobre o seu ASN e também a configuração dos seus routers.