A multidão como intermediário noticioso?

A multidão como intermediário noticioso? Segundo uma notícia da NBC News o Twitter está a testar mecanismos que permitiriam aos seus utilizadores participarem na deteção de desinformação online.

A brigada da verdade da Wikipedia – Na sua última newsletter, a Web Foundation chama a atenção para um interessante trabalho jornalístico da Fast Company onde se explica como a Wikipedia mantém a sua bem reconhecida qualidade e a veracidade do seu conteúdo. A solução é simples: um conjunto alargado de editores voluntários. Tirem as vossas conclusões.

Covid-19, redes sociais, desinformação premeditada e falta de informação oficial fidedigna são uma mistura explosiva –  A publicação Buzz feeds publicou uma reportagem sobre como o uso premeditado das redes sociais para divulgar desinformação sobre o vírus Covid-19, misturado com falta e informação oficial fidedigna, à qual se juntou uma população desconfiada e sem confiança nas instituições, levou a confrontos violentos numa pequena cidade na Ucrânia.

O Digital e o Ambiente estão separados ou interligados? António Guterres, o Secretário Geral das Nações Unidas, elegeu recentemente o Ambiente e a Digitalização da Sociedade como fazendo parte dos quatro Cavaleiros do Apocalipso (“horseman”) que podem ameaçar o nosso futuro. Ao fazê-lo apresentou-os como independentes. Será que o são mesmo, ou têm relações estreitas entre eles? É esta a interrogação discutida no artigo “O Digital e o Ambiente” publicado na Digital Watch Observatory.

Proteja-se de desastres com os seus dados – a probabilidade de que os dados das suas contas em serviços online possam ser roubados, ou tornados públicos, é cada vez mais parecida com a probabilidade de aparecer uma tempestade. No entanto, segundo a Gizmodo 

Esta empresa provavelmente vendeu fotografias suas – uma empresa de reconhecimento facial nos EUA vendeu o acesso à sua gigantesca base de dados com 3 mil milhões de fotografias aos Serviços de Imigração e da Alfândega dos EUA e ao FBI. Esta notícia do Vice.com mostra como qualquer cidadão pode já estar nessa base de dados sem que para isso tenha dado autorização.


Termo de responsabilidade:  os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais dos artigos referidos, ou dos seus extratos publicados em https://www.internetsociety.org/blog e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.