A proposta da legislação Online Safety Bill em discussão no Parlamento do Reino Unido trará consequências inesperadas – A proposta, com o objetivo anunciado de proteção das crianças, teria como consequência que as plataformas deveriam poder passar a aceder em claro às mensagens trocadas entre utilizadores, para assinalarem atividades suspeitas de pedófilia ou terrorismo. Segundo um artigo publicado pela Ars Technica, a aplicação de mensagens Signal anunciou que se essa legislação for para a frente deixará de prestar serviço nos Reino Unido. Segundo a BBC, a WhatsApp também anunciou que abandonará o Reino Unido se a legislação for aprovada. Numa publicação no Blog da empresa Proton, um fornecedor de email cifrado, o articulista mostra que a nova legislação, tal como está proposta, acabaria por abranger todas as aplicações na Internet e não apenas as redes sociais, e representaria uma profunda alteração da Internet tal como a conhecemos hoje.
A verdade suja por detrás do milagre da Inteligência Artificial – Num artigo de opinião publicado pela publicação Business Insider, Paris Marx argumenta que a utilização massiva de IA pelas empresas não está a destruir empregos, está é a modificar a qualidade dos novos empregos criados. Por um lado são criados novos empregos muito bem pagos para uma minoria de especialistas em alta tecnologia, mas por outro, estão a ser criados muitos novos empregos cada vez mais mal pagos e requerendo cada vez menos competências. Adicionalmente, os novos empregados estão cada vez mais longe dos clientes e cada vez mais controlados e isolados, o que lhes retira todo o poder reivindicativo.
Por que razão a Internet está cada vez mais centralizada? Os tecnólogos da Internet sempre defenderam que a subida da escala da Internet só é possível através do uso de mecanismos descentralizados. Os protocolos definidos e os sistemas introduzidos sempre tiveram como objetivo a descentralização. No entanto, paradoxalmente, a Internet está a centralizar-se. Geoff Huston tenta descobrir o porquê dessa centralização neste interessante artigo no blog da APNIC, onde tenta dissecar a perspectiva económica da evolução da Internet.
Qual o impacto na segurança da Internet da iniciativa MANRS da Internet Society? A iniciativa MANRS (Mutually Agreed Norms for Routing Security) é uma linha de ação da Internet Society para promover a adoção pelos ISPs de regras de gestão da rede que incrementam a segurança da Internet. Esta publicação no blog do APNIC, divulga um artigo que relata uma análise feita pela CAIDA que confirma que os aderentes ao MANRS, quando comparados com os não aderentes, têm um grau superior de adoção dessas regras.