Ameaças à democracia

Ameaças à democracia – Na opinião da Drª. Shoshana Zuboff, autor do livro “The Age of Surveillance Capitalism”, é necessária uma escolha entre a democracia ou uma sociedade controlada pelos gigantes tecnológicos, pois as duas coisas são incompatíveis. Leia o artigo do New York Times.

Nova lei para gigantes tecnológicos: o The Japan Times relata que uma nova lei japonesa exige que os gigantes tecnológicos divulguem os termos dos seus contratos com parceiros de negócios e submetam regularmente  relatórios ao governo, como um esforço para garantir relações comerciais justas com empresas menores. A lei tem por origem preocupações com as grandes empresas, como a Amazon, que unilateralmente decidem os contratos com os pequenos vendedores que usam as suas plataformas. A lei afetará não apenas empresas dos EUA como Amazon e Google, mas também grandes empresas japonesas como Rakuten e Yahoo Japan.

O nosso eu “sombra” – Segundo a Privacy International, os gigantes tecnológicos ligados à publicidade online fazem um rastreio gigantesco dos nossos interesses e hábitos online e através disso constroem uma nossa identidade “sombra” que é assustadoramente realista. O artigo explora o que essas companhias fazem com essa informação e formas de o impedir.

Vans de espionagem: a BBC informa que a empresa Amazon está a ser alvo de críticas por ter nas suas vans de entrega câmaras de alta tecnologia que usam inteligência artificial para controlar os motoristas. A Amazon diz que as câmaras estão sempre ligadas, mas só enviam filmagens de 16 ações, incluindo travagens bruscas, distrações do motorista e sonolência e bocejos. Silkie Carlo, diretora do Big Brother Watch, com sede no Reino Unido, diz que “O apetite da Amazon por vigilância não conhece limites” e que “Essa monitorização intrusiva e constante dos funcionários cria um ambiente de trabalho opressivo, de desconfiança e enfraquecedor, que mina completamente os direitos dos trabalhadores.”

Relatório – Countering Disinformation and Hate Speech Online: Regulation and User Behavioural Change Observer Research Foundation sobre a problema da desinformação online e a necessidade da sua regulação, ao mesmo tempo que se preserva a liberdade de expressão.


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