Ameaças à liberdade de expressão e ao direito à privacidade: o Governo dos EUA não é o único que deseja responsabilizar os sites por conteúdos criados pelos seus utilizadores. Segundo o Brookings.edu, o Ministério de Tecnologia da Informação da Índia finalizou um conjunto de diretivas que vão na mesma linha. O debate em torno destes esforços governamentais, tal como nos EUA, alerta para que o resultado será uma grave ameaça à liberdade de expressão e ao direito à privacidade.
Cursos para os associados da Internet Society: A Internet Society preparou um conjunto de cursos online para os seus associados. Estes cursos, disponíveis em várias línguas, versam temas tão diversos como criptografia, normas de segurança, redes colaborativas, privacidade, operação de redes, etc.
Firefox 86 com medidas contra o rastreamento: De acordo com a Mozilla, o Firefox 86 passará a permitir bloquear todos os cookies que não tenham origem no site acedido diretamente pelo utilizador, com o objetivo de bloquear o rastreio por terceiras partes.
Google planeia alterar a sua política de publicidade: De acordo com o Wall Street Journal, a Google planeia deixar de vender publicidade com base na navegação feita pelos utilizadores nos diferentes sites. No entanto, a EFF é de opinião de que a alternativa proposta não protege os utilizadores
Combater a desinformação: o EU Desinfo Lab publicou um relatório de análise de como as redes sociais lidaram com duas campanhas de desinformação durante o ano passado (Covid-19 e eleições nos EUA).
Culpar a criptografia: o Axios informa que segundo um novo relatório do governo sobre novos possíveis ataques extremistas ao Capitólio dos EUA, é cada vez mais difícil encontrar informações sobre ameaças futuras pois os grupos de milícias passaram a usar ferramentas de criptografia. Este tipo de relatório tem sido usado recentemente para tentar exigir que existam backdoors para a polícia aceder às plataformas das redes sociais.
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.