As tecnologias como as Bitcoin / BlockChain devem ser adotadas nos sistemas de pagamentos? Numa intervenção direta e sem “papas na língua” num congresso sobre BlockChain, Radia Perlman, a inventora do Spanning Tree Protocol, que é usado em quase todos os switches Ethernet atuais, afirmou “the purpose of Bitcoin’s blockchain was to evade governing organizations like countries or banks, and while those systems can at times be corrupt, they also have their uses.” Um artigo da publicação “The Register” faz referência a esta intervenção e entrevista a sua autora. Na mesma entrevista, Perlman afirma também que a Internet atual precisa de uma grande reforma ao nível aplicacional.
As redes sociais podem lavar as mãos dos ataques à democracia que tiveram lugar na praça dos três poderes em Brasília? Num artigo publicado pelo jornal “Politico”, o articulista analisa o papel das redes sociais na instrumentalização do ataque e questiona se os mecanismos atualmente existentes nessas redes são suficientes para combater claros atos ilegais. Em particular, o papel dos algoritmos de IA na promoção e seleção dos posts virais e violentos é de novo questionado.
O longo caminho para a segurança do core da Internet – Como quase tudo na Internet, o encaminhamento no core da rede foi definido sem mecanismos de segurança. Nos últimos anos foram introduzidos mecanismos que melhoram essa segurança, a chamada Routing Public Key Infrastructure (RPKI). Neste artigo descreve-se o longo caminho percorrido pelo operador Tier-1 japonês NTT para implementar esses mecanismos. Publicar os certificados de origem dos anúncios dos prefixos IP anunciados por um operador é relativamente fácil como é ilustrado pela situação portuguesa, o principal problema consiste em introduzir filtros nos routers que descartem os falsos anúncios. O observatório de tecnologias da Internet Portuguesa analisa os progressos desta e de outras tecnologias adotadas em Portugal.
Existe alguma relação entre normas da Internet e Direitos Humanos? Um artigo de opinião de George Michaelson, um reputado tecnólogo da Internet, chama a atenção para um documento do IETF (Internet Engineering Task Force) onde se tenta analisar que relações existem entre as normas da Internet e os Direitos Humanos.