Carta aberta em defesa do uso da criptografia no UK – O Capítulo Português da ISOC participou na iniciativa da Global Encryption Coalition de apresentação de uma Carta Aberta sobre a Lei Britânica de Segurança Online, lei em discussão no parlamento. O ministério do interior britânico (UK Home Office) pretende remover a privacidade e segurança de serviços cifrados, como por exemplo o WhatsApp e o Signal, através de uma nova Lei de Segurança Online (Online Safety Bill).
A destruição da criptografia tornará as nossas comunicações privadas inseguras, em particular para os segmentos mais frágeis da sociedade, que necessitam de meios de comunicação e partilha de informação seguros e privados. As políticas que destroem o uso de criptografia ameaçam os direitos fundamentais de expressão, quer os individuais, quer os que garantem o jornalismo de investigação livre e independente.
O Senado dos EUA também pretende banir o uso da criptografia pelo público – O Senado dos EUA está a tentar aprovar uma lei que teria um impacto letal sobre a privacidade, segurança e a liberdade de expressão. Se a lei EARN IT Act (S.3538) for aprovada, tornar-se-á legalmente demasiado arriscado fornecer serviços baseados em criptografia end-to-end (E2EE – End-to-End Encryption). Pelo contrário, as empresas do ramo serão forçadas a fazer uma análise de todas as comunicações online dos seus clientes. Veja o apelo da EFF (Electronic Frontier Foundation).
Dignidade dos dados – A ascensão da Internet, baseada na total invasão da privacidade das pessoas pelas grandes plataformas tecnológicas, criou um mundo que retirou ao grande público a dignidade do controlo sobre a sua privacidade. Dignidade dos dados é um conceito desenvolvido num artigo na Fortune, da autoria de 3 tecnólogos fundadores da associação Tecnologia com Ética.
Parlamento Europeu impõe limites à publicidade baseada em vigilância – No passado dia 20 de Janeiro, o Parlamento Europeu votou em resoluções que impõem limitações à publicidade online baseada na vigilância de crianças. As mesmas também impõem restrições ao mesmo tipo de publicidade para adultos. Adicionalmente, os deputados votaram igualmente na proibição do uso de interfaces manipuladoras. Veja a notícia publicada pela EDRI (Associação European Digital Rights).
A Spotify anuncia uma nova política sobre o Covid-19 – De acordo com a Al Jazeera, esta alteração tem lugar depois de vários artistas terem retirado da plataforma o seu catálogo de músicas, em protesto contra a recusa da empresa em banir alguns episódios do blog “The Joe Rogan Experience”. Segundo uma notícia da Rolling Stone, vários peritos em saúde pública não estavam muito entusiasmados com a política da Spotify relacionada com Covid-19.O papel dos endereços IP na Internet – Numa publicação no APNIC Blog, Geoff Huston reflete sobre a evolução do papel dos endereços IP na Internet desde a sua invenção até hoje. Inicialmente semelhantes aos números de telefone, os endereços IP, com o advento das grandes plataformas tecnológicas, estão a passar a ser meros identificadores efémeros das sessões de acesso aos serviços centralizados. Trata-se de uma reflexão interessante sobre a evolução da Internet nos últimos anos.
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.