Crise de escassez de chips

Crise de escassez de chips: o The Straits Times relata que a escassez global de semicondutores está a levantar preocupações em todas as indústrias tecnológicas, com um impacto muito negativo no lançamento de produtos. Os fabricantes de automóveis e os fabricantes de PCs estão a prever alguma desaceleração na produção. A falta de chips é causada por interrupções devido à pandemia e problemas de produção nas fábricas. Pat Gelsinger, CEO da Intel, diz que “inúmeros aspectos da atividade humana passam-se agora online, e tudo isso depende de semicondutores”. 

Assembleia Geral da Associação ISOC Portugal Chapter – No próximo dia 28/4/2021 pelas 18h30, na sua sede, terá lugar uma assembleia geral para discussão e aprovação das contas de 2020. A documentação relevante já foi distribuída aos associados. Para mais informações consulte aqui.

Guerra fria cibernética: o South China Morning Post noticia que o chefe de espionagem cibernética do Reino Unido emitiu um alerta sobre a China estar a tentar dominar a indústria de tecnologia mundial no futuro. O diretor do GCHQ, Jeremy Fleming, num discurso recente, disse que a China está a tentar assumir o controlo dos sistemas de tecnologia do mundo e acrescentou que “Uma liderança significativa em tecnologia está a mover-se para o Leste”. “A preocupação é que o tamanho e o peso tecnológico da China significam que ela tem potencial para controlar o sistema de operação do Séc. XXI.” Jeremy Fleming disse que estamos agora num momento de competição desenfreada pelo controle do mundo digital, dos Estados e dos mercados.”


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.