Photo courtesy of Pixabay
FBI recomenda aos cidadãos o uso de criptografia fim-a-fim – Na sequência de um ataque com sucesso de hackers chineses a equipamentos dos principais operadores de telecomunicações dos EUA, a imprensa do país noticia “alto e com bom som” que o FBI recomenda aos cidadãos que devem usar comunicações cifradas (E2EE) se querem estar livres de ataques de hackers estrangeiros. Ver nas NBC News, na Computer Weekly, na Yahoo e na SKY News. O sucesso do ataque é um exemplo paradigmático dos riscos da introdução de “client scanning” proposto pela Comissão Europeia.
Debate sobre o uso de E2EE e entrega de prémio – É já no próximo dia 11 de Dezembro, pelas 18h00 que terá lugar em Lisboa, no IST, uma sessão promovida pelo Capítulo Português da Internet Society, composta por um debate sobre o uso de E2EE e o combate à pedofilia on-line via “client scanning”, assim como a sessão de entrega do prémio “Best Portuguese Internet Research da Internet Society 2024”.
Testemunhos sobre a recente proibição das redes sociais para menores de 16 anos na Austrália – Como tem sido amplamente noticiado, o Parlamento Australiano, por larga maioria, aprovou uma medida para banir, a prazo, o uso de redes sociais por menores de 16 anos. A ABC net da Austrália publicou um conjunto de testemunhos sobre esta medida que, segundo consta, tem o apoio da maioria dos australianos.
Porque razão as grandes plataformas digitais se tornaram uma “****” – Cory Doctorow é um escritor e ensaísta, mas também ativista contra a evolução recente das grandes plataformas digitais. O seu ponto de vista, merecedor de consideração, é pelo próprio exposto claramente nesta intervenção que proferiu na conferência Hackers on Planet Earth 2024 (HOPE XV) – Cory Doctrow keynote on “Enshittification’.
TERTÚLIA TÉCNICA
Acesso à Internet a Gbps via satélites de órbita baixa? Este post, publicado no blog dos APNIC Labs, discute até que ponto parece ser ilusório pensar que as redes de satélites de baixa altitude podem competir com a capacidade e qualidade dos acessos via fibra óptica.
Geolocation feeds: uma proposta de norma – Este pequeno artigo dá relevo a uma proposta que permite aos ISPs publicarem a localização geográfica dos seus endereços IP. Trata-se de uma tentativa de tornar a informação de geolocalização de endereços IP, disponível publicamente, mais fiável e atualizada. A proposta consta do RFC 8805.
O impacto da distância na velocidade de acesso a dados remotos – Um artigo publicado recentemente na revista Communications of the ACM explica como os ISPs podem tomar medidas para diminuir o impacto negativo, que buffers de grande dimensão nos routers de acesso, podem ter na experiência de acesso a dados remotos dos seus clientes.