ISOC Palestine Chapter faz apelo contra os Internet Shutdowns em Gaza – A guerra em Gaza tem feito inúmeras vítimas, principalmente vítimas fatais de civis. Nessa situação de desastre generalizado, a Internet pode ajudar as forças de emergência médica, de apoio humanitário, para a comunicação entre pessoas e para obter informação crítica. Infelizmente, a disponibilidade da Internet em Gaza tornou-se praticamente nula, como mostram os gráficos do observatório da Internet Society. O Capítulo da Palestina da Internet Society fez um apelo para que essa situação seja revertida.
Internet Governance – que desafios no futuro? A Internet é, segundo algumas opiniões, governada através de uma gestão multi-participada (governos, empresas e comunidades técnica e civil) de âmbito global e não nacional. O problema é que a Internet tornou-se o epicentro de uma grande revolução social. Naturalmente, os governos não podem ignorar todas as implicações em termos de segurança nacional, bem estar económico e de direitos dos seus cidadãos. A governação da Internet começa a ser crítica para a maioria dos governos. Neste artigo, elaborado na sequência do último IGF, que teve recentemente lugar em Kyoto, Geoff Huston expõe a história da Internet Governance e disseca alguns dos problemas que a mesma nos coloca, incluindo a análise do ponto de vista de governos.
Sabia que cerca de 30% dos domínios .com, .net e .org são domínios parqueados? Os nomes dos domínios da Internet têm todos algum valor, de muito pouco a muito elevado. Muitas organizações registam domínios que lhe são caros só para evitar que outros o façam. Existem também inúmeros registos que são feitos apenas por razões puramente especulativas. O fenómeno é generalizado em todos os domínios de topo, mas é muito prevalente dos domínios .com, .net e .org.
Tertúlia técnica
Como funcionam as medidas realizadas pelos APNIC Labs – Conhecer o grau de adoção de normas técnicas gerais, ou de segurança, na Internet, é fundamental para perceber como a Internet está a evoluir. Por exemplo, os observatórios da Internet Society e do Capítulo Português da Internet usam medidas realizadas pelos APNIC Labs. Dois posts no blog destes laboratórios revelam como são feitas as medidas de adoção do DNSSEC e das ROA e RPKI.