A Internet foi concebida num ecossistema amigável e restrito que levou ao menosprezo dos problemas de segurança na conceção da sua arquitetura de base. Isso teve inúmeras vantagens, mas também introduziu vários defeitos. Dada a dimensão e criticidade da Internet no momento atual, esses defeitos vieram à superfície e manifestam-se em inúmeros ataques, alguns com sucesso significativo, com o objetivo de perturbar o funcionamento da rede e a confiança dos utilizadores na sua fiabilidade.
Muitos desses ataques exploram fraquezas do “coração” da Internet, o seu sistema de encaminhamento de tráfego entre operadores. Apesar de se conhecerem diversas soluções para essas fraquezas, por falta de incentivos económicos e regulatórios, muitos ISPs menosprezam-nas e não as implementam corretamente.
A Internet Society tem prestado uma grande atenção a estes problemas, e tem também desenvolvido inúmeras iniciativas para apoiar a correção deste estado de coisas. Sendo este vetor de atuação um dos principais eixos do plano de trabalhos deste ano.
Nesta sequência foi publicada uma proposta de documento do tipo “Policy Brief” sobre a segurança do encaminhamentot na Internet, que está disponível para discussão pública, antes de se tornar uma posição pública oficial da Internet Society.
O documento está disponível aqui.
Como associados da ISOC, caso pretendam comentar ou enriquecer o documento, podem fazê-lo dirigindo email à direção do nosso capítulo, que o fará seguir para o coordenador do comité de redação do mesmo.