Duas reflexões interessantes sobre Net Neutrality

Dois temas que merecem debate

1) O Regulador Francês, a ARCEP, isto é, o equivalente da ANACOM em Portugal, lançou um relatório e uma reflexão sobre a neutralidade dos dispositivos de acesso à Internet.

Num mundo em que o telemóvel é a interface privilegiada para os serviços digitais, o controlo sobre as aplicações e os serviços disponíveis nas duas plataforma dominantes (IOS da Apple e Android da Google) condicionam de forma decisiva os utilizadores e a sua visão do mundo digital.

Leia a entrevista do Presidente da ARCEP e o respectivo relatório.

2) Recentemente, saiu um relatório de segurança nos EUA sobre as implicações da segurança da próxima geração de redes móveis (5G). O relatório defendia que essa rede devia, por essa razão, ser operada pelo estado americano. Naturalmente, choveram as críticas. No entanto, num recente artigo do “The Economist” questiona-se qual a racionalidade de se estabelecerem inúmeras redes equivalentes em paralelo e também se chama a atenção para o facto de que a irracionalidade desse investimento, leva as empresas de telecomunicações a competirem pelos serviços e a usarem a sua rede como um elemento de força e pressão sobre os outros. Eis uma reflexão interessante: a competição não deveria ser ao nível dos serviços e não ao nível das redes? Não é assim no gás e na electricidade?

Leia o artigo do “The Economist”.