Apple abandona E2EE na sua Cloud no Reino Unido – Como noticia a Bloomberg, na sequência de uma exigência do Governo do Reino Unido (RU) para que a Apple instale uma backdoor na sua Cloud, a empresa decidiu, em alternativa, não fornecer E2EE (End-to-End Encryption) nos seus sistemas de arquivo de dados para utilizadores naquele país. Esta decisão do Governo do RU foi criticada pelo Diretor de Segurança e Intelligence da Administração dos EUA que defendeu o uso da E2EE como única garantia de proteção dos utilizadores.
Qual o impacto da regulação da UE? A TechPolicy.press, uma organização americana sem fins lucrativos de promoção do debate sobre a governação da tecnologia digital, tem seguido com muita atenção as propostas da UE, nomeadamente o DSA, em vários artigos. Neste são recenseadas diversas reações às leis europeias, neste é analisado como o DSA pode marcar o futuro da regulação dos media digitais e neste terceiro é questionado se o DSA será ou não eficaz para combater a desinformação.
A Coligação para a Justiça na Tecnologia faz apelo público aos membros da Comissão de Supervisão de Políticas da Meta – O apelo questiona os membros desta comissão, montada pela Meta na sequência da anteriores críticas às suas políticas, sobre se estão de acordo com as novas posições da companhia sobre moderação desde que a Administração Trump tomou posse.
INTERNET E SOCIEDADE
Segundo diversos cientistas, os alicerces da prosperidade dos EUA, baseados em desenvolvimentos científicos, estão sob ataque da nova administração – De acordo com um artigo publicado na MIT Technology Review, a administração Trump ameaça o desenvolvimento científico nos EUA, o qual esteve na origem da Internet, entre outras coisas.
Existe quem defenda que as redes sociais dividem ao invés de unir os humanos – Numa breve entrevista, Nicholas Carr, autor do livro intitulado “Superbloom: How Technologies of Connection Tear Us Apart”, apresenta brevemente numa entrevista à TechPolicy.press a sua tese: a comunicação sem limites, introduzida pelas redes sociais e a Internet, promove a divisão e não a união dos humanos.
Plataformas Internet comandadas ideologicamente por tecno fascismo? Neste artigo publicado na revista New Yorker, o articulista desenvolve a tese de que as recentes decisões políticas de grandes plataformas Internet dos EUA são comandadas por uma visão do mundo que vários pensadores já apelidam de tecno fascismo. Dá que pensar.
TERTÚLIA TÉCNICA
Preparing for Encrypted Client Hello (ECH) – Uma nova funcionalidade do TLS (Encrypted Client Hello (ECH), potencialmente controversa, permite esconder o verdadeiro nome do site para o qual se abre uma conexão quando esse site está por detrás de uma CDN. Esta funcionalidade promove a privacidade, mas dificulta as filtragens necessárias quando o utilizador é uma criança ou o acesso tem lugar em escolas. Segundo este artigo existem alternativas.