O custo climático dos centros de dados gigantes

O custo climático dos centros de dados gigantes: Os gigantes tecnológicos estão a construir gigantescos centros de dados em regiões áridas, onde a produção de energia elétrica de origem solar é barata. No entanto, esses centros têm impactos climáticos. Por exemplo, um centro de dados da Apple numa região árida do Arizona consome nada menos que 5.000 metros cúbicos de água por dia. Leia a história na NBC News. 

A privacidade é possível: Segundo um artigo publicado na revista Wired, a empresa DuckDuckGo, mais conhecida pelo seu motor de busca sem publicidade, vai lançar um conjunto de ferramentas que expandem significativamente a sua oferta focada na privacidade e na proteção de dados online.

Editores voluntários tentam preservar o conteúdo de um jornal proibido em Hong KongSegundo o jornal Hong Kong Free Press, vários habitantes da cidade estão a desenvolver esforços para preservar o conteúdo do jornal pró-democracia Apple Daily, na sequência do encerramento das suas instalações e prisão de 5 editores ao abrigo da nova lei da segurança nacional chinesa.

Bloqueio de anúncios: o Verge relata que a Google anunciou que o plano para eliminar os cookies de terceiros no navegador Chrome irá ser adiado até 2023, cerca de um ano depois do planeado inicialmente. O atraso deve-se a que os reguladores, incluindo a Autoridade de Concorrência e Mercados do Reino Unido, levantaram questões sobre quais tecnologias substituiriam os cookies de terceiros para uso em publicidade.

Piratear jogadores: Segundo a BBC, alguns hackers através de fóruns online, estão a oferecer jogos gratuitos para PC, mas os jogos trazem inserido um pacote de malware de extração de criptografia. Investigadores de segurança relatam que milhares de jogadores nas Filipinas, Brasil, Índia, Polónia e Estados Unidos foram vítimas dessa ação. O malware Crackonosh desativa as atualizações do Windows e desinstala todos os programas de segurança podendo tornar o computador da vítima mais lento, desgastar seus componentes pelo uso excessivo e até aumentar a conta da eletricidade.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.