O fim do tracking online está mais próximo: Segundo um artigo do Techcrunch, foi este o aviso que a comissária da proteção de dados do UK, de saída do cargo, fez às companhias de anúncios com base em tracking. Elizabeth Denham explicou que os anúncios terão de ser compatíveis com normas claras e efetivas proteção de dados, de forma a salvaguardar a privacidade online das pessoas.
ISOC Portugal realiza um workshop e entrega o prémio Applied Network Research Prize 20201: No próximo dia 3 de Dezembro 6ª feira, a partir das 14h00, terá lugar um workshop do ISOC Portugal para entrega do prémio anual “Applied Network Research Prize” que o ISOC Portugal entrega ao melhor trabalho que se candidatou ao mesmo. O workshop conta com duas apresentações convidadas de especialistas de renome internacional, nomeadamente Ross Anderson (Universidade de Cambridge) sobre as propostas de se implementarem mecanismos obrigatórios de tracking do conteúdo dos dispositivos dos utilizadores, e Arlindo Oliveira (IST) sobre o impacto da Inteligência Artificial no mundo digital atual. Consulte o programa completo e forma de participar.
A UNESCO adotou uma recomendação sobre a Ética na Inteligência Artificial: 193 países chegaram a um acordo sobre a forma como os governos e as companhias tecnológicas devem usar a Inteligência Artificial. O acordo tem por objetivo fundamental equilibrar o poder das pessoas e dessas entidades. Ver o artigo no New Scientist.
Como o Facebook e a Google estão a financiar a desinformação: Num artigo da MIT Technology Review, Karen Hao detalha a forma como os dois gigantes tecnológicos estão a pagar milhões de dólares a promotores de “cliques de engodo” nos seus sites. O resultado final acaba por ser financiar a deterioração da comunicação social e da informação responsável e provocar danos políticos a uma escala global.
Notícias da frente da investigação no DNS: Em mais uma publicação de Geoff Huston, no blog do APNIC (Asia Pacific Network Information Center), o autor dá uma panorâmica da muito ativa investigação existente na frente do DNS e a crescente importância que o DNS tem na evolução da Internet.
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.