O Futuro da Internet – o The Verge relata que a UE, os EUA e outros 32 países anunciaram uma “Declaração para o Futuro da Internet” que estabelece prioridades para uma internet “aberta, gratuita, global, interoperável, confiável e segura”, destacando objetivos como acessibilidade, neutralidade da rede e remoção de conteúdo ilegal sem restringir a liberdade de expressão – embora ofereça poucos detalhes para alcançá-los.
UE chega a acordo sobre Lei dos Serviços Digitais – Segundo o jornal The Verge, a Lei dos Serviços Digitais ou DSA irá forçar as empresas tecnológicas a assumir uma maior responsabilidade pelos conteúdos publicados nas suas plataformas, com obrigações como: a eliminação rápida de conteúdos e bens ilegais, transparência algorítmica para utilizadores e investigadores e ações contra a disseminação de desinformação.
Liberdade de expressão ou discurso de ódio? um artigo da Reuters informa que diversos grupos de direitos humanos estão preocupados que a aquisição do Twitter por Elon Musk, o atual homem mais rico do mundo, possa prejudicar a aplicação de políticas que impedem o discurso de ódio, deixando pessoas mais marginalizadas vulneráveis a abusos e permitindo uma maior difusão de notícias falsas e de discursos de ódio.
Investigadores defendem uma nova camada para estender a Internet pública com novos serviços, de maneira a que seja possível às aplicações usarem, de forma aberta e não proprietária, os serviços (segurança, proteção contra DDoS, caching, multicasting, anycasting, …) que hoje só são acessíveis via as redes privadas das grandes plataformas com data centers próprios espalhadas pelo mundo: as redes de conteúdos e de serviços bem conhecidas, com cada vez maior poder para condicionar o futuro da Internet. A proposta permitiria também que os ISPs tradicionais tivessem um maior papel e maiores oportunidades de facturação.
Assembleia Geral ordinária da Internet Society Portugal Chapter – realiza-se no próximo dia 18 de maio de 2022 a Assembleia Geral ordinária da Internet Society Portugal Chapter, em Lisboa na Rua Alexandre Cabral 2C Loja A (Telheiras), com início às 18:00 horas. A assembleia decorrerá de forma presencial e remota, através de sessão ZOOM a divulgar oportunamente.
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.