O papel das redes sociais em recentes eleições – várias investigações independentes revelaram o papel central das redes sociais no lançamento da confusão, propagação de informações falsas e promoção de discursos de ódio em várias eleições recentes, como por exemplo nas eleições gerais da África do Sul, nas eleições gerais na Índia, nas eleições presidenciais no México, e ainda nas últimas eleições europeias.
Entrevista da presidente da plataforma Signal ao The Guardian, em junho, põe em evidência o papel central da criptografia na defesa da privacidade – Segundo a entrevistada, os ataques ao uso livre da criptografia existem desde que a tecnologia de criptografia de chave pública foi inventada. Esta permitiu a vulgarização do uso de criptografia na Internet pelo grande público. A entrevistada relata ainda que a plataforma Signal é usada para as comunicações de membros de governos, pela polícia e por políticos, que não confiam nas grandes plataformas tradicionais para as suas comunicações.
Porque razão cada vez mais plataformas online pedem dinheiro em troca da privacidade? – Um vídeo publicado pela organização NOYB, membro da EDRi, explica o que se passa. Os sistemas ‘Pay or Okay’ estão em ascensão na Europa. Introduzidos pela primeira vez por sites de notícias que sofriam com a perda de receitas publicitárias para as grandes plataformas tecnológicas, chegaram agora à Meta, que adotou esta abordagem para o Instagram e o Facebook em novembro de 2023. Em vez de pedir o consentimento dos utilizadores, a empresa obriga-os a pagar uma taxa até 251,88 € por ano ou aceitar ser rastreado.
Ferramenta lançada pela EFF permite-lhe saber se o seu browser colabora, ou pelo contrário combate, os ataques à sua privacidade – A ferramenta Cover your tracks desenvolvida pela EFF (Electronic Frontier Foundation), testa a resistência do seu browser aos mecanismos de vigilância e rastreamento da sua vida online. Para além de ser uma ferramenta de uso pessoal, a mesma faz parte também do projeto de investigação da EFF com o objetivo de recensear o conjunto de ferramentas e técnicas de rastreamento usadas pelas plataformas online, e qual o grau de eficácia dos mecanismos de proteção disponíveis.
TERTÚLIA TÉCNICA
Como evoluiu o DNS nos últimos 40 anos? Relativamente pouco no essencial, mas bastante no que diz respeito à segurança e privacidade, é o que é relatado neste post de Geoff Huston no blog dos APNIC Labs.