O papel das redes sociais em recentes eleições

O papel das redes sociais em recentes eleições – várias investigações independentes revelaram o papel central das redes sociais no lançamento da confusão, propagação de informações falsas e promoção de discursos de ódio em várias eleições recentes, como por exemplo nas eleições gerais da África do Sul, nas eleições gerais na Índia, nas eleições presidenciais no México, e ainda nas últimas eleições europeias.

Entrevista da presidente da plataforma Signal ao The Guardian, em junho, põe em evidência o papel central da criptografia na defesa da privacidade – Segundo a entrevistada, os ataques ao uso livre da criptografia existem desde que a tecnologia de criptografia de chave pública  foi inventada. Esta permitiu a vulgarização do uso de criptografia na Internet pelo grande público. A entrevistada relata ainda que a plataforma Signal é usada para as comunicações de membros de governos, pela polícia e por políticos, que não confiam nas grandes plataformas tradicionais para as suas comunicações.

Porque razão cada vez mais plataformas online pedem dinheiro em troca da privacidade?Um vídeo publicado pela organização NOYB, membro da EDRi, explica o que se passa. Os sistemas ‘Pay or Okay’ estão em ascensão na Europa. Introduzidos pela primeira vez por sites de notícias que sofriam com a perda de receitas publicitárias para as grandes plataformas tecnológicas, chegaram agora à Meta, que adotou esta abordagem para o Instagram e o Facebook em novembro de 2023. Em vez de pedir o consentimento dos utilizadores, a empresa obriga-os a pagar uma taxa até 251,88 € por ano ou aceitar ser rastreado.

Ferramenta lançada pela EFF permite-lhe saber se o seu browser colabora, ou pelo contrário combate, os ataques à sua privacidade – A ferramenta Cover your tracks desenvolvida pela EFF (Electronic Frontier Foundation), testa a resistência do seu browser aos mecanismos de vigilância e rastreamento da sua vida online. Para além de ser uma ferramenta de uso pessoal, a mesma faz parte também do projeto de investigação da EFF com o objetivo de recensear o conjunto de ferramentas e técnicas de rastreamento usadas pelas plataformas online, e qual o grau de eficácia dos mecanismos de proteção disponíveis.

TERTÚLIA TÉCNICA
Como evoluiu o DNS nos últimos 40 anos? Relativamente pouco no essencial, mas bastante no que diz respeito à segurança e privacidade, é o que é relatado neste post de Geoff Huston no blog dos APNIC Labs.