Plano de ação para o acesso universal à Internet

Plano de ação para o acesso universal à Internet: Para combater as desigualdades existentes, exacerbadas pela desigualdade digital, o Secretário Geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou o Plano para a Cooperação Digital, apelando aos governos e ao setor técnico para que trabalhem em conjunto para ligar os sem acesso (Al Jazeera).

A privacidade pode não ser o maior problema por detrás das aplicações de rastreamento de contactos Covid-19: Na verdade, o que a situação está a mostrar é que ao controlarem completa e rigidamente os sistemas de operação dos smartphones, a Google e a Apple passaram a impor as suas decisões às pessoas e aos governos. Na verdade, o seu poder é cada vez maior e mais entrincheirado. Veja este interessante artigo de opinião publicado no The Guardian.

Sabia que os passaportes foram introduzidos durante a I guerra mundial como uma medida provisória, mas que a emergência da pandemia da Gripe Espanhola os transformou em definitivos? Leia este interessante artigo na Global Policy: Passaportes de Imunidade – Uma “Nova” antiga ideia com defensores.

Menos anúncios no facebook: a CNN informa que centenas de empresas retiraram os seus  anúncios do Facebook por causa do laxismo da gigante das redes sociais pela desinformação e discurso de ódio. Ainda assim, a maioria dos maiores anunciantes desta empresa não aderiu ao boicote, e o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, prevê que “esses anunciantes voltarão à plataforma em breve”.

Controlo aéreo: a Arabian Business informa que a indústria da construção na Arábia Saudita irá recorrer a drones para reerguer os negócios após a pandemia do COVID-19. Segundo um fornecedor destes equipamentos, os drones serão cada vez mais usados para monitorizar projetos de construção e detetar problemas nas obras.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.