Por dentro da API da Apple e Google para rastreamento do Covid-19

Por dentro da API da Apple e Google para rastreamento do Covid-19: Esta nova API, comum ao Android e iOS, é a base das aplicações de rastreamento de quem contactou infetados pelo Covid-19. Um interessante artigo da CNBC revela que a solução nasceu da iniciativa de empregados das duas companhias e contou com muito trabalho voluntário dos mesmos. 

Quem está a instalar as aplicações de rastreamento Covid-19? Algumas horas depois de ter sido disponibilizada, mais de um milhão de Australianos instalaram a aplicação do governo relata a BBC News. Nos EUA 3 em cada 5 cidadãos não podem ou não querem instalar aplicações desse tipo (The Washington Post). 

O Capítulo Português da Internet Society oferece 8 computadores: Na sequência da sua campanha SOS Digital, o capítulo conseguiu reunir mais de 3500€ e ofereceu 8 computadores a 3 Casas de Abrigo de Jovens e Crianças em Perigo do Porto, Portalegre e Fundão. 

A desigualdade digital (Digital Divide) alastra perigosamente: Segundo o The Guardian, cerca de 2 milhões de lares não têm acesso à Internet no Reino Unido, e várias dezenas de milhão de pessoas usam serviços de Internet com pagamento proporcional à utilização, com efeitos devastadores sobre as famílias mais pobres. Qual será a proporção em Portugal?

Novo fundo para mais acesso: o The Hill diz que no Congresso dos EUA, os democratas do Senado estão a introduzir um projeto de lei que criaria um novo fundo de US $ 4 mil milhões para escolas e bibliotecas para comprar hotspots WiFi, routers e dispositivos ligados à Internet. Os senadores em comunicado conjunto disseram que “a pandemia de coronavírus exacerbou a nossa ‘lacuna de trabalho em casa’ existente e estimulou uma crescente ‘lacuna de aprendizagem’ que terá um impacto duradouro nas crianças da América”.

Cuidado com a pirataria: o Dark Reading informa que durante pandemia do COVID-19, as pessoas passam muito tempo em casa à procura de entretenimento e a Microsoft avisa que existem malwares a serem carregados em filmes pirateados como por exemplo o “Contagion”. A ameaça afetou milhares de pessoas na Espanha, México e América do Sul. O malware observado injeta um código de mineração de moeda nos computadores.

Luta pela liberdade: o The Hill relata que um grupo bipartidário de legisladores dos EUA propôs uma legislação destinada a combater a censura global e aumentar a liberdade na Internet. O projeto exigiria que o Open Technology Fund, sem fins lucrativos, pesquise, desenvolva e mantenha tecnologias destinadas a promover a liberdade na Internet, contornando os esforços de censura de governos e criando ferramentas para permitir que pessoas de todo o mundo acedam a sites censurados por governos.

Conheça o nosso trabalho para ajudar a diminuir a desigualdade digital global.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.