Declarações da nova premiada com o Nobel da Paz alertam para o impacto do Facebook – segundo uma notícia publicada pelo The Guardian, Maria Ressa, a jornalista Filipina distinguida com o prémio Nobel da Paz na semana passada, alertou para que o Facebook é objetivamente contra os factos e uma ameaça para a democracia.
O que é realmente grave nas revelações sobre o Facebook? – A forma como os algoritmos das redes sociais do Facebook e Instagram promovem desinformação e o discurso de ódio já tinha sido sido referido várias vezes, a novidade, posta em evidência pelo testemunho da antiga funcionária do Facebook Frances Haugen, e também referida num artigo publicado no Blog Other News, é que a direção do Facebook tinha consciência disso mas não actuou, pois preferiu continuar a maximizar o lucro das suas plataformas.
Ataque de hacktivistas: o Washington Post relata que os hacktivistas estão a travar uma “guerra de guerrilha” contra empresas tecnológicas. Esta semana hackers despejaram e publicaram uma colossal carga de dados roubados do Twitch, um site de streaming propriedade da Amazon. “Os perpetradores desses ataques estão a distanciar-se dos cibercriminosos e gangues de ransomware movidos por ganhos financeiros ao apresentarem os seus ataques como cruzadas morais contra o que eles consideram ser os pecados das empresas.”
Investindo na mudança: a Reuters informa que a Google anunciou que vai investir $US 1 bilhão na África num período de cinco anos para construir um serviço de Internet rápido e investir em startups tecnológicas. Está a ser construído pelo Google um cabo submarino para ligar a África e a Europa, programado para estar concluído no final de 2022. A Google diz que espera que este investimento possa vir a aumentar a velocidade da Internet até cinco vezes e reduza os custos de dados em 21% em países como a África do Sul e Nigéria.
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.