Comissária para os Home Affairs da Comissão Europeia recebeu o prémio Big Brother Awards da organização Bits of Freedom – A associação Bits of Freedom atribui anualmente o prémio Big Brother Awards a organizações ou personalidades que se distinguem na promoção de vigilância massiva dos cidadãos. A contemplada no final do ano de 2022 foi a Comissária Ylva Johansson que tem sido a face mais visível da proposta da Comissão Europeia para a introdução de client-scanning nas aplicações de mensagens, para deteção de potenciais pedófilos. Inesperadamente, a comissária apareceu na sessão pública de entrega do prémio, noticiou a EDRi.
A polémica sobre as propostas da CE relacionadas com a introdução de client-scanning continua – Um artigo de opinião publicado recentemente no jornal Euronews discute os inconvenientes e perigos para a privacidade e segurança dos cidadãos das propostas da comissária europeia para os home affairs de introduzir client-scanning do lado das aplicações, antes de estas enviaram mensagens, a qual faz parte da proposta de Regulamento para a Proteção Online das Crianças.
Quando se discutem os perigos da rede social TikTok não se estará a branquear as outras redes sociais? – Num artigo publicado pelo Internet Governance Project, o articulista continua a dissecar ramificações estranhas das propostas de legislação que poderiam conduzir à proibição da rede social TikTok nos EUA. Na mesma sequência, um conjunto alargado de associações de defesa dos direitos civis, escreveram uma carta aos Senadores a recomendar que em vez de banirem a TikTok, os legisladores deveriam antes concentrar-se em introduzirem legislação mais completa em defesa da privacidade e segurança dos utilizadores em todas as redes sociais. Em outros artigos publicados pela Tech Policy Press, a mesma questão é analisada sob outros ângulos: não estará esta polémica com a TikTok a cancelar o tão necessário debate sobre as outras redes?
A técnica tem impacto na rede – O aumento do número e capacidade dos canais ligados aos switches na Internet e nos centros de dados tem progredido continuamente, mas a memória dos buffers dos mesmos não tem acompanhado este aumento, o que pode prejudicar o desempenho da rede. A problemática do dimensionamento do tamanho dos buffers nos switches é analisada nesta publicação no blog dos APNIC Labs.