Toda a informação sobre o prémio está disponível aqui: https://premio2024.isoc.pt
Objetivos
O Prémio “Best Portuguese Internet Research da Internet Society 2024” é uma iniciativa do Capítulo Português da Internet Society (ISOC.PT) com o objetivo de promover e premiar os melhores resultados da investigação, realizada em Portugal, com relevância e potencial futuro impacto numa evolução da Internet alinhada com os objetivos da Internet Society. Estes objetivos podem ser resumidos da seguinte forma:
– Tornar a Internet acessível em toda a parte e a toda a gente
– Aumentar a segurança dos utilizadores e proteger os direitos dos cidadãos online
– Combater a vigilância abusiva e a censuras por motivos políticos ou raciais
– Tornar a Internet mais segura, escalável e com maior capacidade e velocidade ao serviço do público, dos estados e das empresas
– Contribuir para a descentralização da rede e contribuir para o seu controlo descentralizado e participado pelos diferentes beneficiários da mesma.
Trabalhos que se podem candidatar
Os trabalhos candidatos ao prémio são quaisquer trabalhos já revistos por pares e aceites para publicação, ou já publicados, que estejam alinhados com os objetivos do prémio e que estejam em “open access”, ou tenham uma versão acessível sem restrições (e.g. arXiv ou equivalente). Na presente edição são aceites trabalhos publicados ou a publicar entre o meio de 2023 e o final de 2024 em revistas classificadas no Q1 do Scimago Scientific Journal Ranking (https://www.scimagojr.com) ou conferências classificadas como A ou A* no Core ranking (https://portal.core.edu.au/conf-ranks/). Outros trabalhos não publicados nos locais referidos nestas listas, mas de grande qualidade e relevância para os objetivos do concurso, também podem ser submetidos.
Valor do prémio
O prémio tem o valor de 2.000€ e será entregue aos autores do trabalho vencedor numa sessão pública a realizar, salvo caso de força maior, na instituição onde teve lugar a investigação premiada, ou noutro local acordado com os autores premiados.
A Comissão Científica reserva-se o direito de não atribuir o prémio num ano em que não existam submissões com qualidade julgada suficiente.