As aplicações da Inteligência Artificial continuam a levantar grandes problemas sociais e éticos para os quais ainda não temos respostas – Novos sistemas, baseados em aprendizagem automática, como por exemplo os desenvolvidos pela empresa OpenAI, alimentados por quantidades massivas de texto e imagens recolhidas através da Internet, são hoje em dia capazes de produzir textos e imagens sintéticos, mas que são facilmente confundidos com originais feitos por humanos. Isto levanta problemas éticos, e grandes preocupações de segurança. Carlos Baquero, professor da Universidade do Porto e associado do ISOC Portugal publicou um interessante artigo sobre os problemas que esta tecnologia levanta.
Fim do estado de direito online na Roménia? De acordo com um artigo da associação cívica Romena ApTI, publicado pela EDRI, na Roménia, de acordo com uma proposta de lei já aprovada pelo comité dos direitos humanos do Parlamento, os Serviços de Vigilância do Estado passarão a ter as funções de polícias, tribunais e juízes sobre conteúdos online.
O acesso à Internet através das constelações de satélites de baixa altitude parece promissor em termos de qualidade de serviço – Segundo um artigo académico, e um post publicado no blog dos APNIC Labs, o acesso à Internet via os serviços da Starlink é competitivo com o acesso residencial via fibra ótica.