Projeto de lei de privacidade sobre dados dos EUA – Segundo o The Washington Post, um grupo bipartidário de legisladores na Câmara dos Deputados e no Senado dos EUA divulgou um projeto de lei sobre privacidade de dados que permitiria aos utilizadores optar por não receber anúncios direcionados e processar empresas de Internet que vendem os seus dados indevidamente. No entanto, a proposta só terá êxito se obtiver o apoio de membros-chave de ambas as câmaras.
Starlink é lançado em África – Uma notícia relatada no TechCrunch dá conta que, embora os especialistas digam que o serviço de internet via satélite de Elon Musk trará uma concorrência muito necessária, principalmente para as operadoras de telecomunicações nigerianas, os altos custos associados podem limitar o seu impacto.
ITU Global connectivity report – De acordo com o último relatório sobre conectividade da ITU, cerca de 5 biliões de pessoas têm acesso à Internet (ver o capítulo 2). No entanto, de acordo com o capítulo 10 do relatório, nem todos esses utilizadores têm acesso adequado à Internet, pelo que é necessário desenvolver melhores estatísticas no futuro.
Como progride a adoção do IPv6? – Sabia que em 2022, a Índia, a China e o Japão são responsáveis por cerca de 60% da adoção do IPv6 no mundo, e que os EUA, o Brasil e a Alemanha juntos são responsáveis por mais 23%? Na Índia, 77,6% dos utilizadores usam IPv6 e há operadores que só usam endereços IPv6. Cerca de 40% dos utilizadores em Portugal podem usar endereços IPv6, mas apenas 14,6% dos 300 sites web portugueses mais populares são acessíveis por IPv6 e só 11,1% dos sites web ligados ao Estado Português são acessíveis por IPv6. À medida que cada vez mais operadores no Oriente apenas usam IPv6, uma taxa de adoção insuficiente no resto do mundo aumenta o risco de mais utilizadores não poderem aceder a todos os sites do mundo.
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.