Sessões de leituras online na era do distanciamento social

Ligação on-line: o jornal Timeout informa que devido ao aumento de número de casos de infetados pelo coronavírus, muitas bibliotecas e autores oferecem sessões de leitura online durante o distanciamento social recomendado. O artigo oferece uma lista de atividades de leitura online.

O “digital divide” nas escolas: várias organizações em diversos países estão a tomar medidas para ajudar estudantes que não têm acesso à Internet enquanto não podem ir à escola ou ao trabalho. O mesmo se passa com inúmeros ISPs que estão a oferecer acesso gratuito durante este período. Por exemplo, de acordo com o Boston.com, as escolas públicas da região de Boston estão a oferecer computadores e acesso à Internet aos estudantes mais necessitados. Seria interessante conhecer os casos semelhantes de escolas em Portugal.

Notícias falsas sobre o vírus: segundo o TheGuardian.com, o Twitter irá remover todas as notícias prejudiciais relacionadas com o surto de coronavírus. Os tweets a remover estarão relacionados com o não cumprimento das recomendações das autoridades de saúde “com intenção de influenciar as pessoas a agir contra as orientações recomendadas”, assim como incentivar as pessoas a não se distanciar socialmente. Além disso, também serão removidas todas as descrições de tratamentos nocivos, como por exemplo “beber água sanitária, cura o Covid-19”, assim como muitos outros exemplos.

Uma pandemia de malware:  o TechRepublic relata que os cibercriminosos usam e-mails e programas com temas sobre o coronavírus para induzir as pessoas a baixar aplicações de malware e outros programas maliciosos projetados para aceder a informações privadas. Investigadores da empresa de segurança cibernética Lookout descobriram malware de vigilância móvel que imita uma aplicação de coronavírus com ligações com outras 30 aplicações que integram um kit de spyware comercializado.

Como podemos garantir a confidencialidade dos dados trabalhando remotamente? através de Criptografia.


Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais em https://www.internetsociety.org/blog e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.