Snowden inocentado? Sete anos depois do empregado da NSA (EUA) Edward Snowden ter denunciado a programa de vigilância maciça dos telefonemas dos americanos (e não só acrescentamos nós), um tribunal de recurso considerou esse programa da NSA como sendo ilegal (Reuters).
Utilização comercial de deepfakes – Para promover desportos ao vivo no seu serviço, uma empresa usou nos seus anúncios algoritmos de Inteligência Artificial para manipulação de imagens e sobrepor a cara de desportistas famosos em corpos de duplos (Protocol). A principal motivação é tornar a realização dos vídeos mais baratos visto que não há necessidade de ter as verdadeiras estrelas a atuarem.
Estudantes mais espertos que os algoritmos que os avaliam – Segundo um artigo publicado pelo Verge, estudantes confrontados com sistemas de ensino online que usam algoritmos para os avaliarem, descobriram rapidamente meios de como os “enganar”. Aparentemente, segundo o artigo, este tipo de sistemas contribuem para uma maior desigualdade entre os estudantes.
Votos pirateados: o NBC News relata que hackers russos tentaram violar duas bases de dados de registo de eleitores nos EUA. As autoridades americanas disseram à NBC que os hackers conseguiram roubar 200.000 registos eleitorais no Estado do Illinois. As autoridades dos EUA acusaram as agências de inteligência russas de estarem envolvidas nos ataques. Não está claro o que os russos pretendem fazer com as informações dos eleitores.
Privacidade adiada: o Los Angeles Times relata que a Apple adiou o lançamento de um programa anti-rastreio na nova atualização do sistema operativo do iPhone, depois de os programadores chamarem a atenção para o facto de que a ferramenta poderia impedir fornecer publicidade direcionada. A nova ferramenta iria bloquear automaticamente o rastreio e exigir que as aplicações que queriam rastrear tivessem de ter a permissão dos utilizadores.
—–
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.