Too Big to Fail, agora também na Internet?

Too Big too fail na Internet? A crescente concentração empresarial na Internet, nomeadamente no mercado dos Content Distribution Networks (CDN), onde 7 empresas dominam completamente o mercado, torna a Internet cada vez mais frágil, monopolizada e tendencialmente adversa à inovação. Através da análise de duas grandes interrupções de serviços que tiveram lugar durante Junho nas CDNs da Akamai e da Fastly, Geoff Huston, do APNIC, analisa o perigo que a concentração na Internet pode representar para o futuro da sociedade digital. Esta situação junta-se igualmente à crescente concentração no mercado das redes sociais e da publicidade online.

Aumenta a pressão para combater os abusos sobre as mulheres online – Na sequência do apelo do secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, e do apelo de várias mulheres célebres, ambos sobre a necessidade de acabar com o abuso online contra as mulheres, quatro gigantes da Internet: Facebook, Google, Twitter e TikTok, comprometem-se a tomar medidas para responder a estes apelos nas suas plataformas. Leia mais no Guardian ou na CNET.

Ataque via Dropbox: o CyberScoop informa que hackers chineses estão a atacar contas de e-mails de oficiais de segurança afegãos com malware, usando pastas do Dropbox para comunicar entre os seus sistemas e o computador infetado. Como o tráfego parecia vir do Dropbox, não foram disparados alertas de segurança.

Hackers russos em ação: segundo informa a Reuters, as autoridades dos Estados Unidos e do Reino Unido dizem que hackers russos estão a fazer uso indevido de VPNs para atacar centenas de organizações em todo o mundo. Os EUA e o Reino Unido acusam a Unidade 26165, suporte da agência de espionagem militar da Rússia, também ligada a ataques durante as eleições nos EUA de 2016, de terem usado VPNs e conduzido “tentativas generalizadas, distribuídas e anónimas de acesso à força bruta contra centenas de alvos de governos e do setor privado”.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.