Transformar plástico em acesso: o site do Fórum Economico Mundial diz que estudantes de um bairro de Jacarta na Indonésia estão a reunir plásticos descartados para troca por acesso numa estação WiFi que vende o lixo plástico recebido para reciclagem. O proprietário da estação WiFi usa os lucros da venda do plástico para comprar acesso para grupos de alunos que precisam de acesso à Internet durante os bloqueios contínuos do COVID-19.
Drones em barcos: CNBC relata que a SpaceX planeia testar uma proposta de rede de Internet via satélite designada como Starlink. Adicionalmente, planeia equipar uma frota de barcos, usados para recuperar os seus mísseis propulsores no mar, com drones para comunicações. Desta forma, a conectividade da Starlink seria testada por outros barcos. A SpaceX planeia também construir uma rede de até 12.000 satélites para fornecer acesso à Internet. Com 650 já instalados atualmente está em curso um teste beta privado do serviço.
Dispositivos pouco seguros: o ZDNet relata que uma onda de dispositivos da IoT, incluindo peluches e máquinas de café, tornam as casas mais vulneráveis a hackers. Em alguns casos, os proprietários não estão cientes das vulnerabilidades. Muitos dos dispositivos ligados são tão baratos que os fabricantes não conseguem sequer adicionar funções de segurança básica.
Sem acesso: de acordo com uma nova pesquisa apresentada no The Daily Star, cerca de 54% das famílias da zona rural de Bangladesh não têm acesso à Internet. Quase seis em cada dez não têm acesso a um smartphone. A pesquisa também descobriu que cerca de oito em cada 10 famílias rurais têm capacidades digitais muito limitadas.
—–
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.