A desigualdade digital aprofunda a desigualdade social entre os estudantes

A desigualdade digital aprofunda a desigualdade social entre os estudantes: A crise Covid-19 e as quarentenas aprofundam a desigualdade, pois transformam a desigualdade digital em maior desigualdade social. Por exemplo, só no Reino Unido, mais de 700.000 crianças não acompanharam a escola neste período (The Guardian). Qual é a situação em Portugal? E que medidas vão ser tomadas para corrigir a situação? 

A Noruega desativou uma das piores aplicações de rastreamento de contatos Covid-19: Segundo os laboratórios de segurança da Amnistia Internacional (AI), o Bahrain, o Kuwait e a Noruega têm algumas das piores aplicações de rastreamento de contatos Covid-19, pois rastreiam continuamente a localização dos seus utilizadores e enviam-na para um servidor do Governo. Felizmente, depois do contacto da AI, o Governo Norueguês resolveu desativar a sua aplicação.

Tributar as plataformas da Internet: A Al Jazeera informa que a União Europeia está a considerar cobrar um imposto sobre bens digitais, mas pode ter que vir a fazê-lo sem o acordo do governo dos EUA. O governo dos EUA decidiu retirar-se das negociações sobre novas regras tributárias internacionais sobre produtos digitais alegando que se pretende tributar sobretudo empresas americanas.

Internet no espaço: O ZDNet diz que a SpaceX está a expandir o seu serviço Starlink de Internet em órbita baixa para utilizadores de teste (beta testers). A SpaceX possui atualmente 540 satélites em órbita, que permitem uma cobertura relativamente reduzida. A empresa planeia lançar até 30.000 satélites Starlink.

Um navegador espião: a Reuters relata que certos plugins para o navegador Chrome da Google estão a instalar spyware nos computadores. Depois de ter sido alertada pelos investigadores, a Google removeu mais de 70 dos plugins maliciosos da Chrome Web Store, depois de plugins de espionagem terem sido descarregadas 32 milhões de vezes. 


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.