A desinformação como arma eleitoral – mais uma vez o Brasil

A desinformação como arma eleitoral – mais uma vez o Brasil: Em todos os países em que as redes sociais são populares, as campanhas eleitorais são palco de intensas campanhas de desinformação. Foi assim no Brasil durante a campanha eleitoral para a presidência em 2018 e agora também durante a campanha eleitoral das municipais. Segundo um artigo da publicação Americas Quarterly, alguns partidos já têm gabinetes de propaganda e desinformação altamente organizados.

É viciado em tecnologia e pensa fazer ofertas dessas no próximo Natal? A Mozilla Foundation tem uma lista de equipamentos populares, fornecidos com e sem preocupações sobre a nossa privacidade, e faz uma análise detalhada dos mesmos. Para saber mais consulte a lista “Privacy not included”.

A Internet Society lançará em breve um novo observatório da Internet: O novo observatório chama-se Internet Insights e destina-se a permitir a todos, sejam eles  jornalistas, ativistas, políticos, investigadores, ou o público em geral, que pretendem saber dados concretos e reais sobre como diversas facetas da Internet estão a evoluir, acederem a informação sujeita a contraditório e curadoria, ou coletada através de métodos cientificamente exatos. Inscreva-se para ser notificado do lançamento na página do projeto.

YouTube, temos problemas! O YouTube é de facto uma das maiores plataformas de informação social e um dos principais suportes de disseminação de desinformação. Apesar disso, essa sua faceta tem passado despercebida, é das que mais fatura e tem estado fora do escrutínio do Congresso dos EUA como é analisado num artigo da WIRED.

Mais segurança: o New Delhi Times informa que o governo da Índia está a trabalhar no sentido de criar uma política de cibersegurança mais abrangente depois de se ter verificado um aumento de crimes cibernéticos no país durante a pandemia COVID-19. Narendra Modi, primeiro-ministro indiano, disse que estará para breve a chegada de uma nova política de cibersegurança. Modi diz, “O ciberespaço oferece os seus próprios riscos e ameaças” e “Pode ser uma ameaça ao tecido social do nosso país, à nossa economia e pode até ameaçar o desenvolvimento da nossa nação; estamos muito cientes disso. ”


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.