Afinal para que serve o GDPR? O Politico informa que a Apple e a Google, ao introduzirem atualizações com foco na privacidade nos seus sistemas para dispositivos móveis, estão, em poucas semanas, a fazer mais para mudar as práticas de rastreio online do que os reguladores de privacidade fizeram em anos. A questão é quem beneficia com esta prática, os utilizadores ou os acionistas?
Assembleia Geral da ISOC Portugal aprova contas de 2020 e fixa valor das quotizações : Teve lugar no dia 28/4/2021 elas 18h30, a assembleia geral da ISOC Portugal que aprovou as contas de 2020 e o valor das quotizações para este ano. Assim, as quotizações de 2021 já se encontram a pagamento.
Luta pela diversidade de género na China: Segundo uma história publicada no New York Times, diversas mulheres feministas têm sofrido ataques violentos de machistas nas redes sociais chinesas. A resposta dessas redes foi suprimir as contas das mulheres e não as dos seus perseguidores. No entanto, algumas delas desencadearam processos nos tribunais para lutarem pelos seus direitos.
A qualidade do emprego gerado pelos centros de dados: Segundo um artigo da publicação Protocol, cerca de metade dos empregados dos centros de dados da Google não são empregados dessa empresa, mas sim de subcontratantes, com contratos de muito baixa qualidade e com prazos de 2 anos. De acordo com os dados expostos no artigo, as grandes tecnológicas também geram emprego de baixa qualidade mesmo para pessoas com formação avançada.
Jogo de monopólio: a BBC relata que a Comissão Europeia acusou a Apple de práticas anticompetitivas pela forma como disponibiliza aplicações de streaming na sua App Store. O caso está relacionado com acusações feitas há dois anos pela aplicação de streaming de música Spotify, que acusou a Apple de sufocar a inovação no mercado de streaming de música.
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.