Mais uma avaria grave na Internet, desta vez foi a Amazon

Mais uma avaria grave na Internet, desta vez foi a Amazon – De acordo com uma notícia da Reuters, no final do mês passado, vários serviços de Cloud da Amazon estiveram temporariamente em baixo, interrompendo o serviço de muitas plataformas de streaming e até a própria plataforma de vendas da Amazon. Trata-se de mais um triste exemplo, na sequência da avaria no mês anterior durante cerca de 6 horas de todas as redes sociais do Facebook, de como a elevada concentração dos serviços de Cloud se pode vir a revelar desastrosa para os utilizadores e para a estabilidade e fiabilidade dos serviços acessíveis via a Internet.

Vítimas do genocídio dos Rohinya no Maynanmar exigem no Reino Unido e nos EUA reparação e idemnizações ao Facebook – De acordo com um artigo do The Guardian, essas vítimas consideram que a rede social mostrou negligência e facilitiu o genócído, dado que os seus algoritmos amplificaram os discursos de ódio e não moderaram os posts inflamatórios. Mesmo depois da investigação interna ter mostrado os efeitos negativos dos algoritmos, estes não foram alterados.

A IA pode ser usada para perpetuar o enviesamento racial – As publicações Markup e Gizmodo fizeram uma investigação conjunta sobre o software PredPol, um software de análise de previsões de crimes usado por numerosos departamentos policiais nos EUA, concluindo que o mesmo branqueou zonas residenciais da população branca, ao mesmo tempo que elegeu as zonas ocupadas por população negra ou latina alvos preferenciais. Veja a notícia completa no The Markup.

Como no Bangladesh o Wi-Fi é usado para dar acesso barato à Internet – No Bangladesh o acesso à Internet via a rede móvel 4G é muito caro – a mensalidade pode custar tanto como 10% do salário médio. Por isso a empresa Janata Wi-Fi desenvolveu uma solução que permite aos comerciantes dos bairros venderem acesso à Internet via Wi-Fi, de forma acessível, mas economicamente viável. Leia a descrição da solução neste blog post.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.