As grandes tecnológicas Inspiram-se nas grandes tabaqueiras

As grandes tecnológicas inspiram-se nas grandes tabaqueiras – De acordo com uma artigo da MIT Technology Review, ex-quadros superiores do Facebook comparam as técnicas desta rede social para viciarem os utilizadores, às técnicas usadas pelas grandes tabaqueiras para viciarem os consumidores em tabaco. Talvez isso possa servir de inspiração para as futuras leis de regulação destes meios de comunicação.

Pagamento da quotização do ISOC Portugal referente ao ano 2020 – Se ainda não o fez, tem ainda até ao fim do mês para pagar a quotização do ano de 2020. O pagamento desta quotização é condição para poder votar e concorrer às eleições para os órgãos sociais do ISOC Portugal que terão lugar em 2021.

O Tribunal de Justiça da EU proíbe a vigilância em massa – O Tribunal de Justiça da União Europeia proibiu os países da UE de realizarem a vigilância em massa, a menos que haja uma ameaça clara à segurança nacional e sempre com intervenção de entidades judiciais terceiras (EURACTIV).

Abuso de poder de monopólio: o New York Times relata que segundo um relatório divulgado pelos democratas no Comité Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos acusam a Amazon, a Apple, o Facebook e a Google de abusar de poder de monopólio e convocou as quatro empresas para se fragmentarem efetivamente. O relatório trata as quatro empresas de “os tipos de monopólios que vimos pela última vez na era dos barões do petróleo e magnatas das ferrovias”.

Cuidado com o botnet: a ZDNet relata que autoridades dos EUA, Itália, Holanda, França, Japão e Nova Zelândia emitiram recentemente avisos sobre o botnet Emotet. O botnet de spam costuma ser associado à distribuição de cavalos de Troia bancários, mas recentemente também tem incluído spam carregado de malware e vende acesso a computadores infectados para grupos de criminosos, incluindo operadores de ransomware.

Pronto para descolar: CEO Elon Musk da SpaceX diz que o serviço de Internet baseado no espaço está quase pronto para uso após os últimos lançamentos dos satélites Starlink da empresa.  Segundo o The Independent, a SpaceX colocou esta semana mais 60 satélites em órbita baixa da Terra, elevando o número total para quase 800 satélites. Musk diz que um lançamento beta no norte dos EUA e potencialmente no sul do Canadá deverá acontecer em breve.

—–

Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.