As novas constelações de satélites em órbitas baixas (LEO) e as suas aplicações

As novas constelações de satélites em órbitas baixas (LEO) e as suas aplicações – As novas soluções de acesso à Internet com base em satélites LEO, em vias de lançamento pela SpaceX e Amazon por exemplo, também permitem uma monitorização mais eficaz com base em imagens satélite de muito alta resolução transmitidas muito rapidamente para as estações terrestres. Quais as novas aplicações possíveis e quais as suas implicações técnicas? Este novo tipo de sensores e as novas aplicações (que podem ir desde a monitorização de incêndios até à agricultura) são um enorme desafio para a investigação em redes.

O processo legislativo da Internet no Brasil continua a evoluir – O grupo de trabalho sobre o processo legislativo da Internet no Brasil apresentou uma nova versão da proposta de legislação sobre  ‘Fake News’. A nova versão propõe soluções para as questões da preservação dos dados dos utilizadores mais amigas da privacidade que na versão anterior. Por outro lado, as proposta de lei 4054, 3814 e 3700 visam todas emendar a legislação Marco Civil da Internet com: artigos para a defesa das crianças, exigência de que as plataformas identifiquem os utilizadores através do nome e cartão de cidadão, e com também a exigência de supressão de post de ódio no máximo em 24 horas.

Como tornar a Inteligência Artificial Ética? Leia no The Guardian a resposta a esta pergunta de Timnit Gebru que foi co-coordenadora da Equipa de Ética da Google, mas que foi despedida há cerca de um ano da empresa e agora é diretora executiva do Distributed AI Research Institute (DAIR).

A evolução futura do mercado dos endereços IP versão 4 – O endereços IPv4 tornaram-se raros e isso levou à formação de um mercado de venda de endereços IPv4, cujo preço duplicou nos últimos anos. Quem necessita de expandir a sua infraestrutura Internet precisa de mais endereços e pode utilizar duas soluções: usar endereços IPv4 e NAT ou usar os novos endereços IPv6 que são “mais baratos”. Num post no blog dos APNIC, Geoff Huston analisa os incentivos que levam à adoção de uma ou outra solução e procura explicar porque razão o preço dos endereços IPv4 está a aumentar. Tratar-se-á de uma bolha?


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.