Bibliotecas e centros comunitários promovem o acesso à Internet

Bibliotecas e centros comunitários promovem o acesso à Internet: Em muitos locais onde as bibliotecas foram forçadas a fechar por causa da pandemia, os seus responsáveis tomaram medidas para que o acesso à Internet nos seus arredores continuasse a ser possível, relata o jornal Bloomberg. Num post publicado pela Internet Society, as autoras mostram como as bibliotecas públicas e os centros comunitários se podem transformar nos nós centrais de redes comunitárias para combater a discriminação digital.

Tensões entre os reguladores europeus sobre o GDPR: De acordo com o jornal Bloomberg, várias autoridades europeias têm lamentado publicamente a lentidão com que os reguladores da Irlanda e Luxemburgo têm tratado as queixas de violação do GDPR pelos gigantes Google, Facebook e Amazon. As queixas são tratadas nesses países visto que as sedes europeias das empresas objeto de investigação estão neles sediadas.

Informações incorretas sobre o COVID-19: o The Straits Times relata que nos últimos meses, o Facebook e o Twitter removeram milhões de publicações contendo informações incorretas sobre o COVID-19. Desde o ano passado, o Twitter removeu mais de 22.400 tweets e assinalou 11,7 milhões de contas que continham conteúdo problemático. O Facebook por sua vez, removeu também dois milhões de peças de conteúdo do Facebook e do Instagram desde fevereiro.

Reescrevendo regras: a NBC News e a  ZDNet relatam que o Facebook, durante uma audiência no Congresso dos EUA, pediu aos legisladores que reformulem a Seção 230 do Communications Decency Act de 1996, de forma a alinhar essa legislação com o que o Facebook já diz fazer no que diz respeito à moderação de publicações dos seus utilizadores. Este assunto é da maior importância pois o Congresso dos EUA pretende introduzir uma reformulação da legislação que imponha restrições às publicações com conteúdo ilegal e com desinformação e que torne as plataforma responsáveis pela sua publicação. O problema é que as pequenas plataformas não têm os mesmos meios das grandes para realizarem essa moderação.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.