Como abandonar o Facebook sem perder amigos

Como abandonar o Facebook sem perder amigos– neste artigo “How to Ditch Facebook Without Losing Your Friends”, é narrado numa apresentação de slides, um ensaio explicando como o Facebook bloqueia seus utilizadores, como a interoperabilidade pode libertá-los e como seria usar um “Facebook interoperável” do futuro, como contemplado pelo US ACCESS Act.

O que são “closed generic” Top-Level Domain Names e porque razão não devem ser aceites pela ICANN – Imagine que a Amazon pudesse registar o domínio genérico “.book”, ou a Google o domínio “.map”, e que mais nenhuma outra companhia, a não ser as “proprietárias” desses domínios, pudessem livremente registar domínios debaixo desses, como por exemplo “bertrand.book”, ou “apple.map”. Esses domínios designam-se “closed generic” Top-Level Domain Names. Os mesmos têm sido recusados pela ICANN mas, segundo este artigo, a controvérsia está para durar.

O nascimento dos cabos submarinos e a importância de Singapura como entroncamento submarino na Ásia do sudoeste – Os primeiros cabos submarinos foram lançados no Séc XIX e a borracha tornou-se crítica para o seu sucesso. Neste pequeno artigo o autor mostra como esses cabos nasceram e analisa o papel central de Singapura como hub dos mesmos na Ásia do sudoeste.

Uma introdução ao DNS, ao estado da arte no seu deployment e os desafios e potenciais soluções para os problemas de segurança que se colocam – Um artigo da responsabilidade da APNIC, “Why a(nother) DNS tutorial? visa ajudar as pessoas a superar esses problemas, explicando como é o DNS moderno na prática e ajudar os especialistas em DNS (iniciantes) a identificar os principais problemas de segurança atualmente associados ao DNS. O documento baseia-se em pesquisas sobre DNS, na experiência operacional e na familiaridade com as RFCs de DNS e literatura académica.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.