Concurso “ePrivacidade Trocada por Miúdos” publica vencedores da edição de 2020

Concurso “ePrivacidade Trocada por Miúdos” publica vencedores da edição de 2020: O concurso “ ePrivacidade Trocado por Miúdos” gerido pelo Capítulo Português da Internet Society e pelo Projeto Miúdos Seguros Na.Net, e subsidiado pela Internet Society Foundation, publicou os vencedores da sua edição do ano de 2020. Devido à atual crise induzida pelo Covid-19, os organizadores anularam a realização da edição de 2021 que também estava prevista no projeto inicialmente aprovado.

Nos EUA manifestantes adotam criptografia extremo-a-extremo: De acordo com um artigo de Billy Perrigo, publicado pela TIME Magazine, devido ao seu suporte de criptografia extremo a extremo, a aplicação Signal tornou-se a aplicação de mensagens mais popular entre organizadores e participantes nas protestos contra o racismo e a sistemática brutalidade policial nos EUA. 

Como funciona a máquina de desinformação Russa: Num artigo da publicação POLÍTICO, o jornalista Mark Scott leva os leitores a uma visita guiada à campanha de desinformação Russa contra as democracias ocidentais. O artigo baseia-se num estudo do Oxford Internet Institute. De acordo com os entrevistados no estudo, o mote é: tudo o que provocar caos e confusão deve ser promovido.

O caso das notificações que desaparecem: a BBC relata que a aplicação COVID-19 do Reino Unido envia alertas para smartphones, mas algumas notificações estão a desaparecer rapidamente. Em alguns casos, a aplicação avisa os utilizadores sobre uma possível exposição e, em seguida, não oferece mais informações.

Partilha de dados: a Euronews informa que a União Europeia está a preparar novos regulamentos que poderão exigir que grandes empresas tecnológicas partilhem os seus arquivos de dados de clientes com concorrentes menores. Um primeiro rascunho da Lei de Serviços Digitais diz que empresas como a Amazon e o Google “não devem usar os dados obtidos na plataforma … para [suas] próprias atividades comerciais … a menos que [os tornem] acessíveis a utilizadores comerciais ativos nas mesmas atividades comerciais”.
 —–

Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.