Dia da comunidade Internet Society da Europa

Dia da comunidade Internet Society da Europa – O próximo dia da comunidade Internet Society da Europa terá lugar no próximo dia 26 de Junho às 12h00, hora de Lisboa, via Zoom. Veja aqui a lista de intervenções e inscreva-se.

ICANN recusa ser moderador de conteúdos – Segundo um editorial do projeto Internet Governance, a defesa do direito de expressão online teve uma vitória recente pois o conselho de administração da ICANN recusou uma proposta que levaria a que a ICANN permitisse que domínios de topo impusessem contratos limitativos dos conteúdos divulgados por utilizadores desses domínios. Essa proposta transformaria automaticamente a ICANN num controlador e moderador de conteúdos.

EFF alerta contra o cheque em branco para abusos da vigilância permitidos pela proposta de convenção para combate ao cibercrime em discussão nas Nações Unidas – Segundo especialistas da EFF (Electronic Frontier Foundation), a proposta atual de convenção das Nações Unidas para combate do cibercrime autoriza vigilância generalizada sem salvaguardas suficientes de defesa dos cidadãos. A versão inicial foi proposta pela Rússia, mas a versão atual ainda permite vigilância indiscriminada por parte dos estados. A aprovação final da resolução terá lugar no início de Agosto. 

Tem a certeza de que a sua companhia de seguros não conhece os seus hábitos de condução e os locais onde vai? Segundo um artigo publicado pelo New York Times, e citado pela EFF, os sistemas de navegação e segurança automóvel de alguns fabricantes nos EUA recolhem dados sobre os hábitos de condução e trajetos dos automóveis onde estão instalados. Esses dados são, em alguns casos, partilhados com as companhias de seguros. A EFF apela por isso à introdução de legislação de proteção dos condutores contra esse atentado à sua privacidade. Qual será a situação real na Europa?

NetMundial+10 e IGF – A visão de um RIR – Até ao fim de 2024 terão lugar as negociações nas Nações Unidas em torno do DGC (Digital Compact) e em 2025 a assembleia WSIS, sobre a governação da Internet do ponto de vista dos organismos das Nações Unidas. Subjacente a estes acordos inter-governamentais está de que forma a sociedade civil, e os organismos técnicos e académicos, continuarão a participar de facto na governação da Internet. Dessa governação fazem parte a ICANN, as Regional Internet Registries (RIR) e o IETF, entre outras organizações não governamentais. Este blog apresenta o ponto de vista da RIR do Pacífico, o APNIC, sobre este processo, expresso recentemente na conferência Netmundial+10

TERTÚLIA TÉCNICA

DNSSEC or not? by Geoff Huston – Certas normas tecnológicas tiveram uma grande adesão pela comunidade técnica, empresarial e utilizadora da Internet, como por exemplo o TLS e os certificados X.509. Outras não. Um exemplo das que não está a ser adoptada de forma significativa é o DNSSEC e outras propostas baseadas no mesmo para incremento da segurança. O que justificará estas diferenças? A perceção da relação custo versus benefício da sua introdução? Será que chegou a hora de reavaliar essa relação custo / benefício?

Projeto interessante para dar acesso à Internet em zonas remotas – Na Indonésia, para dar acesso à Internet em zonas muito remotas, foram usadas técnicas inovadoras, como estabelecer um hub aéreo usando um balão, mais tarde abandonado e substituído por uma estação terrestre no alto de uma montanha. Para além disso usaram-se normas e equipamentos introduzidos para a IoT. Será que esta experiência pode ser usada noutras regiões?