Portugal e Brasil debatem o uso da criptografia na Internet. Assista aqui ao debate, na forma de um diálogo entre especialistas da ISOC Brasil e da ISOC Portugal.
Atual e anterior presidente do Capítulo Português da Internet Society escrevem em defesa do uso sem restrições da criptografia no jornal Público.
Os algoritmos de ranking do Twitter parecem ter opções políticas – De acordo com um estudo interno publicado oficialmente no blog do Twitter, uma análise das escolhas feitas pelo algoritmo de ranking dos posts sobre política nessa rede social podem estar a dar preferência às posições de direita em diversos países, exceto na Alemanha. Decisão do management: a comissão do Twitter de Ética, Transparência e Responsabilização da Aprendizagem Automática tem de aprofundar o estudo para perceber melhor o que se passa e como isso se explica.
As redes sociais são ou não veículos de órgãos de comunicação social totalmente desregulados e sem controle? Um artigo publicado pelo Washington Post e outro publicado pelo The Guardian mostram que a direção do Facebook teve de facto consciência de que os seus algoritmos influenciaram o resultado das eleições nos EUA em 2016. A investigação também mostra que depois das eleições de Novembro de 2020, os esforços para mitigar os efeitos negativos desses algoritmos foram relaxados, o que levou a que a rede social tenha desempenhado um papel determinante no assalto ao Capitólio no dia 6 de Janeiro de 2021. Um artigo do Wall Street Journal também analisa o papel negativo que o Facebook teve em eventos políticos noutros países que não falam inglês e em que os seus algoritmos atuam sem controlo humano. Resta perguntar: será possível continuar a admitir que algumas redes sociais atuem como veículo para verdadeiros órgãos de comunicação social encapotados, mas sem as regulações a que os jornais e os jornalistas normais estão sujeitos?
Novo nome, mesmo negócio? O The Verge relata que o Facebook poderá mudar de nome para se renomear após muitos meses de publicidade negativa, com o intuito da empresa focar-se no chamado metaverso. “A possível mudança de nome tem como objetivo sinalizar a ambição da gigante tecnológica de ser conhecida não apenas como social media por todos os males que isso possa causar.” O esforço de reformulação da marca pode posicionar a aplicação do Facebook como um dos muitos produtos de uma empresa controladora que também possui Instagram, WhatsApp e Oculus.
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.