Guterres contra a desinformação

Guterres contra a desinformação: as Nações Unidas estão a desenvolver a campanha #PledgeToPause (Prometo Pausar ou Pense Duas Vezes antes de …), cujo objetivo é desenvolver normas comportamentais online para filtrar a propagação de desinformação. Conheça esta iniciativa e responda aos seus apelos: pensar duas vezes antes de partilhar potencial desinformação!

O nível de desinformação em Novembro de 2020 é 3 vezes mais alto que em Novembro de 2016: a desinformação online está a atingir níveis sem precedente a propósito das próximas eleições presidenciais nos EUA. A Accessnow, uma associação sem fins lucrativos que protege os direitos digitais dos que mais necessitam, disponibilizou um guia de defesa ativa contra desinformação.

De pequenino se torce o pepino: num interessante artigo da Wired, mostra-se como os novos sistemas baseados em IA para vigilância automática de testes online (os chamados sistemas de “online proctoring”) estão a condicionar as novas gerações para que entrem na vida adulta acostumadas a vigilância maciça. O artigo conclui que um problema de desonestidade na escola está a dar origem a um problema de direitos digitais e políticas públicas.

Ataques de ransomware: a Wired.com relata que uma onda de ataques de ransomware atingiu quase duas dúzias de hospitais e organizações de saúde nas últimas semanas. Mesmo após esses ataques, a Agência de Segurança de Infraestrutura e Cibersegurança dos EUA, o Federal Bureau of Investigation e o Departamento de Saúde e serviços Humanitários alertaram que mais ataques estarão por vir, com uma “ameaça crescente e iminente de crime cibernético” para hospitais e prestadores de saúde.

Zoom mais seguro: o TechCrunch afirma que o fornecedor de videoconferência Zoom adicionou criptografia nas contas gratuitas, embora as novas proteções tenham um senão. Com a criptografia de extremo a extremo habilitada para cada utilizador que entra na chamada, alguns outros recursos poderão não estar disponíveis. Os utilizadores de chamadas cifradas não poderão usar recursos tais como gravação na nuvem e transcrição ao vivo, e não poderão usar o chat individualmente. Além disso, a criptografia só funcionará com a aplicação Zoom e não com a versão para browser.

Workshop on Internet Security and Trust: no próximo dia 11 a partir das 14h00 terá lugar online um workshop promovido pelo Capítulo Português da Internet Society sobre Segurança e Confiança na Internet e a adopção das normas que as suportam. Na parte inicial deste workshop serão também distribuídos os prémios “Applied Network Research” do ISOC Portugal.

Assembleia Geral extraordinária da Associação ISOC Portugal: a mesma terá lugar no próximo dia 11 pelas 17h45 para discussão do Regulamento Eleitoral e de uma proposta de alteração aos estatutos.


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.