Campanha SOS Digital do ISOC Portugal: Num momento particularmente difícil para os jovens sem acesso à Internet, o ISOC PT lança uma campanha para oferta de computadores e outros apoios a 3 Casas de Apoio a Jovens e Crianças em Risco. O objetivo é reunir até ao fim do mês de abril 4000€ para oferta de computadores aos utentes destas casas, que são jovens órfãos ou sem enquadramento familiar adequado. Para mais informações visite o site da iniciativa.
A Internet estava preparada para uma bomba atómica: o teste da prática está a mostrar que a Internet estava preparada para resistir a um aumento de carga de dimensões nunca antes vista. Apesar de algumas falhas pontuais, a Internet disse presente!, e está mais forte do que nunca, relata a MIT Technology Review. Se quiser ter uma ideia do volume do tráfego em alguns dos maiores Internet Exchange Points da Europa, consulte a nossa página Covid-19 Internet Report.
CNPD emite orientações para utilização de tecnologias de suporte ao ensino à distância: no passado dia 8 de Abril a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) emitiu um documento com orientações que interessam e são relevantes para professores, alunos, pais e encarregados de educação, mas também responsáveis pelo tratamento de dados e respetivos subcontratantes, assim como órgãos públicos a quem compete apoiar os estabelecimentos de ensino visando garantir a segurança e privacidade na educação à distância.
Teste, rastreio e proteção da privacidade? Contact Tracing – um método que usa os dados GPS do telemóvel para rastrear a disseminação do Covid-19, provou ser eficaz para esse efeito em Singapura e na Coreia do Sul. Num artigo do The Atlantic tenta-se analisar os desafios colocados à privacidade dos utilizadores.
Infiltrar reuniões virtuais: o TechRepublic relata que os cibercriminosos estão a usar programas de malware e adware para infiltrar aplicações de reuniões on-line, como por exemplo o Skype. Esses criminosos estão a incorporar malware em ficheiros para download com nomes semelhantes ao das aplicações de reunião online populares. A empresa de segurança Kaspersky encontrou 200 ameaças nesses ficheiros, incluindo muitos adwares.
Os estudantes precisam de acesso à internet: o AL.com relata que o diretor das escolas públicas do Estado do Alabama nos EUA, mostrou-se preocupado com a falta de acesso para alguns estudantes enquanto as escolas estão fechadas durante a pandemia. Existem várias “lacunas” no acesso dos estudantes, mas alguns distritos escolares estão a recorrer ao uso de autocarros para fornecer WiFi.
O acesso à Internet nunca foi tão importante. Aprenda sobre o trabalho das comunidades em todo o mundo para manter a Internet aberta e ligada globalmente.
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society e da World Web Web.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais em https://www.internetsociety.org/blog e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.