Justiça offline para crimes cometidos online

Justiça offline para crimes cometidos online – Muitas vezes parece que não existe legislação suficiente para proteger a vida online. Isso não é totalmente verdade como o prova a prisão por 9 anos de um criminoso que perseguia e atacava mulheres no Instagram. Veja a notícia completa na publicação BBC News.

A Associação Access Now pontua a legislação sobre privacidade online – Para comemorar o Dia da Proteção de Dados, que tem lugar no dia 27 de Janeiro de cada ano, a Associação Access Now reviu o melhor e o pior da legislação de proteção de dados de diversos países.

Lições do terramoto em Tonga e a segurança dos cerca de 500 cabos submarinos que asseguram o funcionamento da Internet – Segundo a publicação Slate, o terramoto na ilha de Tonga interrompeu o único cabo submarino que a ligava ao exterior, deixando a ilha fora da Internet. Qual o grau de segurança dos 500 cabos submarinos que asseguram a conectividade global da Internet?

A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OCSE) emitiu um manual de boas práticas sobre as implicações da Inteligência Artificial na Liberdade de Expressão – No atual mundo online, a grande maioria da curadoria da informação (por exemplo, que informação suprimir ou pôr em evidência) é realizada com base em algoritmos de aprendizagem automática. Quais são as implicações desta opção na liberdade de expressão? Uma tentativa de resposta a esta tão complexa questão foi publicada agora.

A Spotify optou pela desinformação – Cerca de 270 personalidades, entre as quais Neil Young, endereçaram uma carta aberta à Spotify a pedir o bloqueio do podcast do comediante Joe Rogan, alegando que este promove desinformação sobre o Covid-19. Neil Young deu à Spotify um prazo para que esta reagisse ao pedido expresso na carta, sob pena de decidir desvincular-se do serviço. A Spotify optou por o retirar do seu catálogo, tomando assim partido pela desinformação. Em solidariedade com Neil Young, Joni Mitchell tomou a mesma posição.

O domínio do Facebook na África – os baixos custos de acesso ao Facebook para muitas pessoas no continente significa que é a internet e a sua utilização está profundamente enraizada nas suas vidas sociais e económicas. Mas o que é que isto significa para eles? Exploramos os perigos de monopólio na edição de novembro de 2021 do boletim Web Untangled ➤ The Guardian.

Será o Facebook é assim tão barato? Uma investigação do Wall Street Journal descobriu que os utilizadores gratuitos do Facebook em alguns países como o Paquistão e Filipinas estão a ser cobrados por dados que não pretendiam usar. O pior é que os Metadados mostram que a empresa sabia desta situação e nada fez para corrigir o problema de software ➤ Protocolo


Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes. 

Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.