Lançamento público da Global Encryption Coalition: a Internet Society, o Center for Democracy and Technology e a Global Partners Digital formaram uma aliança para a promoção da segurança e da confiança na Internet através da defesa e promoção da utilização da criptografia em toda as atividades digitais. Um evento de lançamento desta aliança terá lugar no dia 14 de maio subordinado ao tema: Health, Encryption & COVID-19: Keeping people and countries safer online.
A ICANN põe fim à venda do .org: A ICANN, como entidade responsável pela atribuição de nomes e endereços na internet decidiu, a 5 do corrente mês, não permitir o abandono do estatuto de instituição sem fins lucrativos e consequente mudança de controlo da PIR (Public Interest Registry) para a Ethos Capital. Com esta decisão pôs fim ao processo de venda do domínio “.org” para aquela empresa, encetada pela direcção central da Internet Society (ISOC) em Novembro passado.
ISOC Portugal premeia trabalhos de investigação aplicada em redes de computadores: O ISOC.PT Applied Network Research Workshop and Prize é uma iniciativa anual do Capítulo Português da Internet Society (ISOC PT) junto da comunidade científica e de investigação portuguesa. Os trabalhos premiados no corrente ano já são conhecidos.
ISOC Portugal entrega 8 portáteis a casas de abrigo: A campanha SOS Digital do ISOC Portugal recebeu em Abril 3.585€ em doações e entregou agora 8 portáteis a 3 casas de abrigo. Os computadores já estão ao serviço dos utentes.
A ocasião faz o ladrão: o Security Boulevard relata que ciberatacantes estão a reconfigurar o Trojan Remcos, que permite o acesso total aos computadores dos utilizadores, para enviar avisos sobre o COVID-19 em emails de spam e phishing. “Com a economia diretamente afetada pela pandemia, as pessoas prestam mais atenção aos e-mails que oferecem soluções para empréstimos e outros tipos de apoio financeiro. Outra abordagem eficaz é assustar os utilizadores com mensagens de ameaça de encerramento de contas, despedimentos ou layoffs”.
Mais criptografia para o vídeo: o TechCrunch relata que o Zoom, criticado nos últimos meses por práticas de segurança deficientes, adquiriu a startup de criptografia Keybase. A Keybase desenvolve produtos de criptografia há vários anos, incluindo partilha segura de arquivos e ferramentas de colaboração.
Relatório da Access Now – Privacy and public health: the dos and don’ts for COVID-19 contact tracing apps
Como garantir a confidencialidade ao trabalhar remotamente? através de Criptografia.
Informações recolhidas com o auxílio da Internet Society, da World Wide Web Foundation e dos associados que nos fazem chegar notícias importantes.
Termo de responsabilidade: os pontos de vista expressos neste post são da inteira responsabilidade dos autores originais e podem ou não refletir as posições oficiais da Internet Society ou do seu Capítulo Português.